segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Copa do Mundo é oportunidade para fortalecer a agricultura no estado

Produção de alimentos sustentáveis para grandes eventos esportivos pode abrir portas para o mercado interno

A agricultura fluminense se prepara para aproveitar a oportunidade criada pela realização dos grandes eventos esportivos que vão movimentar o Estado do Rio de Janeiro nos próximos anos. Na abertura da Soccerex Global Convention, feira de negócios do futebol, no Forte de Copacabana, nesta segunda-feira (28/11), com a presença do governador Sérgio Cabral, o secretário de Agricultura, Christino Áureo, falou sobre os benefícios que o mundial de futebol de 2014 trará para o desenvolvimento dos municípios do interior do estado.

– A Copa do Mundo gerou benefícios não só para os países e cidades sedes dos jogos, mas também para aquelas localizadas no seu entorno. Futebol não é só entretenimento, é também negócio. E como tal, gera empregos e oportunidades. A decisão do governo federal de tornar este evento sustentável, aliando sua imagem à questão ambiental, trará especialmente para os agricultores familiares do Estado do Rio possibilidade de ampliação dos mercados consumidor e produtor – frisou.

Christino Áureo explicou que a Secretaria de Agricultura, através da Pesagro-Rio, sua empresa de pesquisa agropecuária, lidera juntamente com o portal Planeta Orgânico, Sebrae e Ministério de Agricultura, ações para que o Rio de Janeiro possa fornecer produtos sustentáveis para a alimentação nesses eventos.

Nesta etapa, o grupo de trabalho está levantando a demanda de supermercados, restaurantes e indústrias focados na aquisição desses itens, bem como na organização dos núcleos produtores, identificando os municípios com condições de produzir dentro dos indicadores propostos: orgânicos, agricultura familiar, produtos da biodiversidade e comércio justo.

O secretário acrescentou que a pauta também está abrigada no programa Rio Rural, para o desenvolvimento sustentável em microbacias hidrográficas do estado, convertida em projetos e subprojetos já em andamento.

– Mais importante do que dizer ao mundo que o Rio de Janeiro é um produtor sustentável, divulgando uma boa imagem do Brasil, é conquistar o consumidor interno. Se conseguirmos obter volume, escala e regularidade na produção, teremos cumprido uma grande missão. Esta será nossa grande vitória – concluiu.

Fonte: Imprensa-RJ/Ascom da Secretaria de Agricultura

Nenhum comentário: