terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Ribeirão Santo Antônio por ribeirão Santo Antônio

Estou neste momento com minhas águas muito volumosas, devido a chuvas fortes que tem caído nas cabeceiras da minha nascente e dos meus afluentes. Estou empenhando muito esforço para manter minhas corredeiras vigorosas para levar esta água toda para o velho rio Pomba, antes que elas transbordem e alaguem a zona urbana da cidade, que, no passado, propiciei que criassem às margens do meu leito, Miracema.

Sinto muito pelo temor que estou causando a população desta cidade, que nestes anos todos aprendi a amar. Mas a culpa não é minha. A culpa disto tudo vem a ser dos moradores incautos que me confundem com depósito de lixo e não mantém minhas margens liberadas para receber tanta água que nos verões aflui para mim. Colocaria também a culpa nos governos desta amada cidade que não cuidam como deveriam do meu leito. Tudo isso sem falar do desmatamento que muito colaborou para aumentar o volume d’água de uma só vez no meu percurso; até eu mesmo quase afogo.

Não gosto que tenham medo e, tampouco, pena de mim. Sei que fora do período chuvoso muita gente lamenta pela pouca água suja que carrego e me acham um pobre coitado. Mas saibam que antes da chegada da chamada “civilização branca” minhas águas não eram assim.  Eram límpidas e cristalinas, os índios Puris e os primeiros brancos que por aqui chegaram que o diriam. Digo, ainda, que não tenho a menor culpa por minhas águas serem sujas. Imagino que quem me lê neste momento já deve saber o culpado. Não vou ficar agora fazendo acusações óbvias.

Mas nem tudo está perdido, se cuidarem das nascentes dos meus afluentes, plantarem mata ciliar, promoverem reflorestamentos, pararem de despejar lixo no meu leito e tratarem o esgoto in natura que em mim é jogado, posso revigorar. Não como já fui, mas posso melhorar muito e, quem sabe, deixar de ser ameaça.

2 comentários:

Anônimo disse...

HELCIO

SO ESQUECEU DE SALIENTAR QUE MIRACEMA FICOU DE COSTAS PARA O ANTIGO BELO RIBEIRAO DE TRAIRAS LAMBARIS E BOCARRAS(BOCARRAS AINDE EXSTEM??)

MUNDINHO

Hélcio Granato Menezes disse...

Que bocarras e traíras nada Mundinho, nem lambari tem mais no ribeirão. Infelizmente, acabou tudo. O que tem no ribeirão, atualmente, são apenas tilápias que fugiram dos criadouros.
Mas, se revigorarem o ribeirão pode ser este peixes originais voltem!

Abs