quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Caravana do Mapa de Cultura do Rio de Janeiro chega ao Noroeste Fluminense

Pesquisadores percorrem novamente por Santo Antônio de Pádua e Miracema em busca de mais riquezas culturais do estado.
Realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, portal ganha novos conteúdos e versão em inglês em 2014.

A caravana do Mapa de Cultura do Rio de Janeiro retorna à região Noroeste Fluminense em busca de mais riquezas e diversidades da cultura do estado. Nesta fase, pesquisadores percorrem por Santo Antônio de Pádua (nos dias 7 e 8/12) e Miracema (09/12) para identificar mais encantos do patrimônio material e imaterial, como música, teatro, artes visuais, arquitetura, gastronomia e dança. Entre as muitas preciosidades culturais e artísticas de Santo Antônio de Pádua registradas pela caravana, nesta etapa, estarão a professora Vívian Lima e sua orquestra de violinistas, a Capoeira do mestre Sonzinho, Mestre Nico e seu grupo de Mineiro Pau  e a Biblioteca Municipal. Em Miracema, os pesquisadores vão conferir o Sítio arqueológico Fazenda Santa Inês, a revista em quadrinho Boi Pintadinho, o grupo de mineiro pau, folia de reis e boi pintadinho e o chargista Flávio Almeida (autor do livro em quadrinhos sobre Darwin), entre outras programações.

Em 2014, o Mapa de Cultura do Rio de Janeiro, uma grande enciclopédia digital sobre a cultura do estado, ganhará uma versão em inglês para apoiar os grandes eventos internacionais. Todo o novo conteúdo do portal www.mapadecultura.rj.gov.br, lançado há um ano, será bilíngue. Mais de 3 mil verbetes serão traduzidos e 7 mil fotos e 93 vídeos sobre a cultura do Rio de Janeiro já publicados serão legendados. O Mapa de Cultura do Rio de Janeiro inclui temas variados como o quilombo São José, em Valença; as rodas da Mana Chica de São Francisco de Itabapoana; as batalhas de MCs que movimentam os domingos de Teresópolis e as rodas de jongo, forrós e folias de reis presentes em várias cidades.

Depois de percorrer, na primeira fase, todos os municípios do estado, os jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas do projeto buscam agora de mais manifestações culturais, personagens e patrimônios do Rio de Janeiro. Nessa segunda etapa, serão produzidos 20 vídeos, ensaios fotográficos e centenas de textos sobre a cultura de 20 cidades das 8 regiões do estado – Metropolitana, Norte, Noroeste, Serrana, Centro-Sul, Médio Paraíba, Costa Verde e Baixadas Litorâneas.  

As caravanas do Mapa de Cultura do Rio de Janeiro percorrem novamente, até o dia 13 de dezembro, os municípios de Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Três Rios, Vassouras, Valença, Barra do Piraí, Volta Redonda, Angra dos Reis, Paraty, Niterói, Cabo Frio, Rio das Ostras, Macaé, São João da Barra, Campos dos Goytacazes, Miracema e Santo Antônio de Pádua.

Disponível na web desde 2012, o Mapa de Cultura do Rio de Janeiro é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura, com patrocínio da Petrobras e produção, coordenação e conteúdo da Diadorim Ideias, e oferece um mergulho na cultura do Rio a partir do levantamento de espaços culturais, agenda fixa cultural, personagens, patrimônio material e imaterial e destaques em áreas como dança, cinema, gastronomia, circo e literatura.

Geo Comunicação

2 comentários:

Anônimo disse...

Seria interessante que eles pesquisassem sobre o Centro de Memória da Fazenda Santa Înes, que está para ser criado em Miracema.

Anônimo disse...

Na verdade, por ocasião da visita da Equipe do Mapa de Cultura, eles tiveram a oportunidade de conhecer o Centro de Cultura e Memória da Fazenda Santa Inês, o Núcleo Urbano e o Núcleo Campestre, e, até onde sei, saíram entusiasmados com o que viram. Ainda vai ser inaugurado, parece que esse ano. Vamos aguardar pra ver.