quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Estado lança Guia dos Bens Tombados do Rio de Janeiro

Guia relaciona mais de 228 processos de tombamentos em todo o estado.
Centro histórico de Miracema consta do Guia.

A Secretaria de Cultura (SEC), por meio do do Inepac (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural), lançou na segunda-feira (16/12), no Theatro Municipal, o Guia dos Bens Tombados pelo Estado do Rio de Janeiro. Com 135 páginas, o guia mostra a importância da preservação do patrimônio material do estado. Com uma tiragem inicial de 1.500 exemplares, relaciona mais de 228 processos de tombamentos, o que corresponde a aproximadamente 3.600 bens tombados em todo o território fluminense.

Esta é a segunda vez que o Inepac edita o guia, a primeira foi em 2005. Segundo Paulo Vidal, diretor-geral do Inepac, o destaque dessa edição são os tombamentos de centros históricos de cidades fluminenses.

- De 2005 pra 2012, o Inepac fez uma série de tombamentos de centros históricos. São Pedro da Aldeia, por exemplo, teve o seu centro histórico preservado. Valença e Miracema, também. E é assim mesmo: o guia tem que ser periódico porque o trabalho de preservação do patrimônio é um trabalho continuado. Então, periodicamente a gente publica o guia – disse.

Carla Camurati, presidente da Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro, elogiou o trabalho desenvolvido pelo Inepac na elaboração do guia e comentou.

- Esse mapeamento do Inepac é importantíssimo. Esse resgate precisa mesmo ser feito e divulgado. Essas ações ajudam a população a conhecer seu patrimônio. E é conhecendo, sabendo da importância de seu patrimônio que a gente passa a preservar e a dar mais valor a eles – afirmou.

Durante o evento, quatro televisões de plasma exibiam as fotos que ilustram o guia. Ao apresentar o material ao público presente, Paulo salientou a importância do trabalho de preservação do patrimônio material do estado do Rio e disse que o Inepac espera, nos próximos meses, lançar também um guia do patrimônio imaterial.

- É uma vertente um pouco diferente do guia do patrimônio material porque ele na realidade é um livro que apresenta diversas manifestações culturais. O que é o jongo, o reisado, enfim, o que são várias manifestações culturais e como elas podem ser entendidas pela pessoa que está fazendo essa primeira aproximação com o assunto. Esse livro já está praticamente pronto. Ele, como uma guia de patrimônio imaterial, não terá sua versão impressa. Ele será também imaterial na sua forma, ou seja, será um e-book. É o primeiro e-book lançado pelo Inepac e isso já está em fase final de revisão. Espero que logo depois do carnaval a gente possa entregar para a população, para download livre, o que será o Guia do Patrimônio Imaterial do Estado – explicou o diretor-geral do Inepac.

Imprensa RJ

Nenhum comentário: