domingo, 8 de dezembro de 2013

Miracema recebe amanhã (09/12) a Caravana do Mapa de Cultura do Rio de Janeiro

Entre as muitas preciosidades culturais e artísticas de Miracema, os pesquisadores da Caravana vão conferir o Sítio arqueológico Fazenda Santa Inês, a revista em quadrinho Boi Pintadinho, o grupo de mineiro pau, folia de reis e boi pintadinho e o chargista Flávio Almeida (autor do livro em quadrinhos sobre Darwin), entre outras programações.

 Miracema - Cia. Folclórica Boi do Brasil (Foto: Diadorim Ideias - Cris Isidoro)

 Miracema - Empório Rural (Foto: Diadorim Ideias - Cris Isidoro)

A caravana cultural também percorreu no Noroeste Fluminense por Santo Antônio de Pádua (nos dias 07 e 08/12).

Pádua - Igreja Nossa Senhora do Carmo  (Foto: Diadorim Ideias - Cris Isidoro)

Pádua - Pastorinhas (Foto: Diadorim Ideias - Cris Isidoro)

Em 2014, o Mapa de Cultura do Rio de Janeiro, uma grande enciclopédia digital sobre a cultura do estado, ganhará uma versão em inglês para apoiar os grandes eventos internacionais. Todo o novo conteúdo do portal www.mapadecultura.rj.gov.br, lançado há um ano, será bilíngue. Mais de 3 mil verbetes serão traduzidos e 7 mil fotos e 93 vídeos sobre a cultura do Rio de Janeiro já publicados serão legendados. O Mapa de Cultura do Rio de Janeiro inclui temas variados como o quilombo São José, em Valença; as rodas da Mana Chica de São Francisco de Itabapoana; as batalhas de MCs que movimentam os domingos de Teresópolis e as rodas de jongo, forrós e folias de reis presentes em várias cidades.

Depois de percorrer, na primeira fase, todos os municípios do estado, os jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas do projeto buscam agora de mais manifestações culturais, personagens e patrimônios do Rio de Janeiro. Nessa segunda etapa, serão produzidos 20 vídeos, ensaios fotográficos e centenas de textos sobre a cultura de 20 cidades das 8 regiões do estado – Metropolitana, Norte, Noroeste, Serrana, Centro-Sul, Médio Paraíba, Costa Verde e Baixadas Litorâneas.  

Disponível na web desde 2012, o Mapa de Cultura do Rio de Janeiro é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura, com patrocínio da Petrobras e produção, coordenação e conteúdo da Diadorim Ideias, e oferece um mergulho na cultura do Rio a partir do levantamento de espaços culturais, agenda fixa cultural, personagens, patrimônio material e imaterial e destaques em áreas como dança, cinema, gastronomia, circo e literatura.

Com informações da Geo Comunicação

Nenhum comentário: