quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Carnaval 2013 de Miracema


 Foto: O Vagalume

“A gente não quer só comida, quer também diversão e arte”, como já disse Os Titãs. Ainda bem que não faço parte da comissão julgadora dos desfiles dos Bois Pintadinhos, Blocos e Escolas de Samba, de Miracema, pois, pra mim, quem ganhou foi o Carnaval de Miracema, que continua bombando como sempre. Daria dez pra todas as agremiações, sem pestanejar. Não é por acaso que Miracema tem o maior índice de cultura da região.

Com o fechamento dos clubes da cidade pelo efeito Santa Maria, o jeito foi brincar o carnaval todo na rua. Cair no samba literalmente no meio do povo e curtir a festa. Foi o que fez os eméritos foliões de Miracema, haja vista o Bloco Amizade, Paz e Amor.  A alegria estampada nos rostos dos foliões revela isso. No Blog O Vagalume tem um vídeo ótimo que traduz tudo isso. Confira lá!

O carnaval vem se renovando a cada ano. E há de ser assim, pois é festa voluntária. Os blocos de rua de maior sucesso no Rio batucam rock. MPB e também samba e marchinhas. Pular no Bloco Sargento Pimenta ao som dos Beatles acompanhados de batucada de escola de samba é ótimo, maravilhoso. Ao som do Raul Seixas então, nem se fala!

Em Miracema havia um movimento carnavalesco voluntário, que tocavam funk, happy, hip hop, que infelizmente teve que ser vetado, por motivos que não vou comentar porque acredito que todos devem saber.  O carnaval é festa do povo, então há de ser feita ao gosto dele. Pena que o citado movimento tivesse tomado outros rumos paralelos e acabando por ser vetado.

É claro que o carnaval da minha adolescência não é o mesmo de agora, porém ele não é melhor nem pior, foi o carnaval daquela época e vai ficar na lembrança pra sempre e só isso.

A PMM está de parabéns, pois mais uma vez mostrou empenho no cumprimento do seu papel de principal incentivadora da maior festa popular do município. E que continue assim.

2 comentários:

Anônimo disse...

A Prefeitura está de parabens, com muita organização, e pelo curto prazo de tempo. E o BLOCO AMIZADE, PAZ E AMOR, que fez a diferença. Não menospresando os outros, porque são mais antigos, também fez a ALEGRIA DO POVO.

Anônimo disse...

Helcio, lembrar do carnaval daquela época, dá vontade ATÉ DE CHORAR. " MAS, NA VIDA TUDO PASSA".