terça-feira, 13 de novembro de 2012

Emater-Rio estimula agricultura orgânica com Dia de Campo em Varre-Sai


As agricultoras abriram as portas do sítio Vargem Grande, em Varre-Sai, Noroeste do Estado, para realização de um Dia de Campo sobre agricultura orgânica. Promovido pelo escritório local da Emater-Rio, empresa vinculada à secretaria estadual de Agricultura, em parceria com o Programa Rio Rural e o Sebrae-RJ, o evento teve por objetivo incentivar a adoção de práticas agroecológicas, mostrando a experiência bem sucedida do Pais (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável), e ainda discutir meios para melhorar a comercialização dos produtos e apresentar linhas de crédito específica para o setor.

Bacharéis em Agroecologia e técnicos do Sebrae-RJ, Pedro Lamas Goulart e Luiz Cláudio Pereira falaram sobre as técnicas de cultivo orgânico, que utilizam defensivos alternativos e naturais, em vez de produtos químicos. Os participantes aprenderam a fazer caldas e biofertilizantes, que visam fortalecer as plantas e ativar seu mecanismo de defesa natural. Em visita à horta, conheceram as técnicas de compostagem, trocaram experiências e tiraram dúvidas.

- O segredo do orgânico é o planejamento. É preciso trabalhar o solo antes do plantio, de modo a evitar a ocorrência de fungos e pragas que danificam a produção - disse Luiz Cláudio.

Em Varre-Sai, são 15 propriedades inseridas no Pais, a maioria trabalhadas pelas mulheres. Com a horta ao lado da casa, elas podem conciliar as atividades domésticas com o cultivo das hortaliças.

- O projeto resgatou o trabalho da mulher na zona rural, deu mais dignidade e aumentou a autoestima das trabalhadoras - afirma Rosane Bendia Grazioli, extensionista da Emater-Rio.

- Antes, eu ajudava meu marido no período da colheita do café. Só tínhamos dinheiro nessa época. Agora temos trabalho o ano todo, e mais renda também - diz Márcia Martins, beneficiária do projeto Pais do Sebrae-RJ, que juntamente com sua concunhada Dulcinéia, cultivam hortaliças em círculos, técnica conhecida como "mandala".

Mercado consumidor

Segundo Newton Novo Pereira, chefe do setor de assistência técnica e extensão rural da agricultura familiar da Ceasa-RJ, o mercado de orgânicos está se expandindo, porque este alimento representa mais saúde para o consumidor. Ele afirmou que o produtor precisa se organizar para atender à demanda dos diversos mercados, desde o abastecimento local, passando pelos programas institucionais, até a venda em atacado para os grandes centros.

Todos os produtores inseridos no Pais em Varre-Sai comercializam os produtos para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), através da associação de produtores, e para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), abastecendo as escolas locais. O projeto prevê também a inauguração de uma feira.

- A produção vai aumentar e a feira será um importante meio de comercialização e também de propaganda dos alimentos orgânicos - acredita Pedro Goulart.

Qualificação profissional de agricultores e estudantes

O evento teve a participação de 60 pessoas, entre elas alunos da Escola Estadual Dr. Miguel Couto Filho, que estão inseridos no Projovem Campo – Saberes da Terra. Trata-se de um programa do governo federal que oferece qualificação profissional e escolarização aos jovens agricultores familiares de 18 a 29 anos que não concluíram o Ensino Fundamental.

- A Emater-Rio tem nos dado total apoio para trazer estes alunos para a sala de aula - disse a professora Adelia Alves Barbosa. Agricultores de Varre-Sai, Natividade e Porciúncula também participaram.

Fonte: Imprensa RJ

Nenhum comentário: