sexta-feira, 20 de maio de 2011

RETORNO DO CAXAMBU DE RECREIO

Grupos de Miracema estiveram presentes: Caxambu, Boi Pintadinho do grupo Cara de Rua e jovens pagodeiros

Do site Cumbuca

Rogério e dona Aparecida Ratinho

Final de semana feliz em Recreio. Depois de mais de 70 anos que não se ouvia bater os tambores do Caxambu nessa cidade, de grande população de descendentes de escravos, voltou a entoar o canto da liberdade no 13 de maio de 2011.

Seo Manoel Moleque, que ouvia caxambu quando criança, ainda lembra de pontos antigos cantados pelos avós lá em Conceição da Boa Vista.

Na festa do dia 13 de maio de 2011 engrossaram o coro o Caxambu de Miracema com Dona Aparecida Ratinho e seo neto Rogério, que trabalhou com muita garra para fazer esse evento acontecer. O Boi Pintadinho do grupo Cara da Rua, também de Miracema, o Caxambu de Santo Antônio de Pádua com o mestre Nico, a Capoeira de Aperibé e os jovens pagodeiros de Miracema.

"Segundo o depoimento de sr. José Andrade, dona Taizinha (i.m.), dona Edir Rodrigo, dona Neuza Germello e dona Maria Alves 'Mariquinha', as danças de Caxambu eram comuns durante outras datas, até mesmo na zona rural e nos distritos, mas era no dia 13 de maio que acontecia a roda de Caxambu com maior número de pessoas." (fonte: Jornal Pólis)

Seo Milton, hoje com 75 anos, disse que sempre acompanhava sua avó nas rodas em Conceição da Boa Vista (distrito de Recreio). A última roda que presenciou foi quando tinha por volta de 6 ou 7 anos.

Foram muitos anos de ausência, mas agora o Caxambu de Recreio está de volta e com muita força. Graças à Cicinha, grande batalhadora, que há anos vem acreditando nesse resgate.

E viva a liberdade!

E o Caxambu de Carangola, liderado por Maria Nossa, fechou a festa e deixou saudade!

Visite o site Cumbuca para ver as fotos e vídeos.

Nenhum comentário: