domingo, 4 de abril de 2010

O PRIMEIRO RESERVATÓRIO DE FORNECIMENTO DE ÁGUA DE MIRACEMA
A foto abaixo é do reservatório de água que abasteceu o primeiro sistema municipal de água encanada de Miracema. O espelho d'água está pequeno porque a taboa avançou sobre o açude. Quem conta é o Chumbinho, que também aparece na foto. Que segundo ele contam os anciãos de Miracema. O reservatório fica na parte alta da propriedade, cuja entrada é à direita do início da subida do morro da estrada para Paraíso do Tobias.
Afora isso, quem primeiro encanou água em Miracema, de forma particular, foi o imigrante italiano Salvador Ciuffo. Que também foi construtor. Junto com o engenheiro Francisco Poly, que era outro imigrante italiano, Salvador Ciuffo construiu muitas casas em Miracema. Nas casas construídas por eles e também por outros construtores, como a sede da Sociedade Musical Sete de Setembro e a Estação Ferroviária, a água era fornecida do sítio do Salvador Ciuffo, que ficava onde hoje é o bairro Vale do Cedro.

2 comentários:

larry disse...

Caro "Olssinho":
Uma pena ter chovido na véspera, pois não fizemos o trajeto conforme combinado. Pelo menos sentimos, um pouco, das nossas estradas com barro, né?
KKKKK
Abraços, Larry.

mpmemoria@yahoo.com.br disse...

Amigo Hélcio

Não conseguimos abrir as fotos. Pode nos manda-la como anexos?

Se estendemos bem a capitação na era no Vale do Cedro?

Como eram a adução e a distribuição?

Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.