domingo, 11 de abril de 2010

O JOÃO-DE-BARRO E A VIUVINHA E NUANCES DA ZONA RURAL DE MIRACEMA

Num pequeno périplo pela zona rural com meu amigo Larry, lá pelas bandas das fazendas Serra Nova, União e muitas outras, tiramos algumas fotos (ver 9ª, 10ª e 11ª fotos no final da rolagem da tela de seu computador).

O casal de joão-de-barro da fotografia, a seguir, adotou os arredores do curral da fazenda do Larry como seu território. A viuvinha, juntamente com seu companheiro(a), que não consegui fotografar, também vivem nos arredores do mesmo curral, em harmonia com os joões-de-barro.


O joão-de-barro ou forneiro (Furnarius rufus) é uma ave Passeriforme da família Furnariidae. É conhecido por seu característico ninho de barro em forma de forno. A viuvinha ou lavadeira-mascarada (Fluvicola nengeta) embora não seja ave nativa da nossa região, hoje em dia encontra-se perfeitamente adaptada, podendo ser vista em qualquer parte de Miracema. Tem um casal dela que adotou os fundos de minha casa e os quintais dos vizinhos como seu território. Invariavelmente, todos os dias após o alvorecer o casal me acorda com seus fortes piados.

Mais informações sobre tais pássaros podem ser visto nos endereços:
http://www.wikiaves.com.br/joao-de-barro e http://www.flickr.com/photos/22551294@N08/4285576819/

3 comentários:

larry disse...

Caro Helcinho:
Ta aperfeiçoando o controle sobre a máquina, hein! Conseguiu tapar o sol com a torre da capela. Parabéns.
Abraços, Larry.

mpmemoria@yahoo.com.br disse...

Amigo Hélcio

Tem notícias da ave martim-pescador nos ares de Miracema.

Acabampos entrando as outras fotos. Pode nos madar cópia das de Campelo?

Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.

Hélcio Granato Menezes disse...

Vou enviar as fotos de Campelo pelo e-mail. Já avistei o martim-pescador várias vezes, porém ele não me deu chance de fotografá-lo. Na primeira oportunidade vou captar sua imagem.
Abraços, Hélcio