quarta-feira, 21 de abril de 2010

O SOCOZINHO DE MIRACEMA


O Socozinho da foto acima foi flagrado hoje, pela manhã, no ribeirão Santo Antônio, em pleno centro de Miracema. A foto foi sacada da ponte da rua Francisco Bruno de Martino. Ele estava a procura do seu desjejum predileto: peixe.

Infelizmente, vemos também na foto o maior vilão da poluição de rios, lagos e mar: a sacola de plástico, que lamentavelmente é jogada na natureza pelos incautos. Felizmente encontra-se em tramitação no congresso nacional medida para proibir o uso indiscriminado dessa embalagem que pode produzir efeitos devastadores na natureza.

O Socozinho (Butorides striatus) é uma espécie de socó com ampla distribuição nas áreas alagadas das Américas e em grande parte do mundo. Tal espécie chega a medir até 36 cm de comprimento, possuindo capuz e topete nucal negros, pescoço acinzentado, peito com estrias ferrugem, dorso estriado de marrom, pernas amarelas e curtas. Também é conhecido pelos nomes: ana-velha, garça-socoí, maria-mole, socó-boi, socó-criminoso, socó-estudante, socoí, socó-mijão, socó-mirim e socó-tripa.

Nesse mesmo momento, na foto sacada do outro lado da mesma ponte, urubus e garça fazem trabalho de limpeza:

O ribeirão Santo Antônio, apesar da poluição que sofre, ainda é muito rico em vida animal.

2 comentários:

AngelMira disse...

Hélcio, outro dia dei um baita zoom e fotografei uma ave no ribeirão também. Mas a imagem não ficou muito boa. Posso enviá-la e vc posta aqui e identifica?
Legal mesmo a postagem. Agora em abril, no ínício assistimos às tilápias fazendo festa no ribeirão.
Angel

Hélcio Granato Menezes disse...

Angeline,
Ok! Envie a foto.