quinta-feira, 10 de março de 2016

Comamdo de Polícia Ambiental investe na educação da população


Em uma unidade de preservação ambiental ou reserva ecológica no Rio de Janeiro, crianças aprendem que lugar de passarinho é voando, livre na natureza. A educação ambiental infantil é uma das ações do Comando de Polícia Ambiental (CPAm) para proteção da biodiversidade no estado, que abriga cerca de 30% das áreas remanescentes de Mata Atlântica.

O comando coordena sete Unidades de Polícia Ambiental (UPAms), que fazem o policiamento ostensivo em áreas estaduais de conservação e atuam na preservação da fauna e da flora, reprimindo a caça e a pesca ilegais e prevenindo a poluição da água, terra e ar. Além do combate aos crimes ambientais, o comandante do CPAm, coronel André Vidal, implantou duas importantes ações: os programas de soltura de animais e de reflorestamento, ligados à educação ambiental.

Foto: Marcelo Horn
Depois de resgatados pelos policiais, os animais são encaminhados para o CPAm, onde passam por inspeção veterinária, e são soltos no habitat natural. Os que não podem ser reintroduzidos imediatamente são levados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres, em Seropédica, para receber tratamento. 

- O Rio de Janeiro é o estado com maior proporção de Mata Atlântica e o CPAm está dentro das unidades de conservação para preservar a biodiversidade. Intensificamos o patrulhamento ostensivo e começamos os programas de educação em parceria com as escolas das redondezas. Levamos as crianças para devolver para a natureza os animais apreendidos, destruir as gaiolas que os prendem e cuidar das árvores -  explicou o comandante.

Os policiais também distribuem folhetos para conscientizar sobre os crimes cometidos com a compra de animais silvestres e sobre as formas de denunciar. Em 2015, o CPAm registrou 2.788 ocorrências, 50% a mais que no ano anterior.

Linha Verde - O Linha Verde tem sido aliado do CPAm através de contatos anônimos pelos telefones 2253-1177 (capital) ou 0300 253 1177 (interior). No ano passado, o sistema do Disque-Denúncia bateu recorde de ligações relacionadas ao meio ambiente: 7.533 denúncias.

Sede permanente - O comandante do CPAm planeja implantar uma sede permanente na maior floresta urbana do mundo, o Parque da Pedra Branca, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio. Ele também pretende instalar duas UPAms nas áreas do Parque da Costa do Sol, na Região dos Lagos, e da Serra da Concórdia, no Médio Paraíba, que se juntarão às unidades já existentes na Pedra Branca, na capital; Móvel, no Médio Paraíba; Desengano, no Norte; Joatinga, na Costa Verde; Três Picos, na Serra; Serra da Tiririca, na Região Metropolitana; e Marítimo Fluvial, na costa fluminense.

Em fevereiro, a Secretaria do Ambiente doou 800 uniformes camuflados para o CPAm atuar no combate aos crimes ambientais.

Com informações da Imprensa RJ

Nenhum comentário: