terça-feira, 15 de março de 2016

Miracema faz estudo sobre potencialidades turísticas

Foto: Estudo de Potencialidades Turísticas de Miracema

A Prefeitura Municipal publicou estudo sobre as potencialidades turísticas de Miracema. O estudo foi realizado por Bresser Consultoria, com apoio do SEBRAE-RJ, que utilizou uma amostragem de 640 moradores e 50 turistas, além de outras metodologias, para elaborar estatísticas sobre o que a população pensa a respeito de turismo no município. Uma das estatísticas publicadas no estudo aponta que o percentual da população não natural de Miracema evoluiu para 19,4%, enquanto em 2010 era de 14,4%, conforme estatística publicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base no Censo Demográfico de 2010. (link aqui).

Link para o estudo sobre as potencialidades turísticas de Miracema, conforme disponibilizado pela PMM.

A seguir, as considerações finais do referido estudo: 

"Considerações finais 

Outro fator que eleva o grau de assertividade de um planejamento refere-se ao grau desenvolvimento de todos os atores ligados direta ou indiretamente às atividades turísticas. Neste caso são envolvidos poder público, entidades representativas, iniciativa privada e, claro, a população.

Este movimento, como em qualquer outro segmento, determina que as ações sejam delineadas em harmonia com o atual momento, seja econômico, social e até mesmo político e que precisa ser sinérgico e condicionar os elos de toda a cadeia produtiva associada ao turismo.

No geral, cada parcela da sociedade, seja ela civil, empresarial ou pública procura caminhar individualmente e não é incomum encontrar de projetos e programas anteriores que, se trabalhados de maneira integrada, surtirão efeitos mais positivos e, principalmente, em curto prazo.

Uma simetria de ações só ocorrerá no momento que se concretizarem as inter-relações entre as partes; por conseguinte, os resultados esperados tendem a ocorrer a partir de um trabalho conjunto, controlado e revisado sistematicamente. O estudo recomenda três linhas de ação iniciais, focadas nos seguintes grupos:

Moradores

- A maioria nasceu na cidade e reside com suas famílias, tendo em média de três a quatro pessoas residindo no mesmo lar. Consideram as opções externas comer, divertir e passear na maioria das vezes normais, salvo em alguns momentos que conceituam como bons.

Tal feedback é fundamental, já que o primeiro cliente/turista é a própria população, que precisa acreditar e dar crédito à oferta turística do município. Este convívio entre a população e o turista é comum, no qual ocasionalmente estão usufruindo dos mesmos produtos e serviços.

Deste modo, é fundamental que o empresariado entenda que a satisfação deste consumidor interno é necessária, dando qualidade à forma de atender, de prestar determinados serviços ou entregar algum produto adquirido.

Quanto às atividades de lazer, turismo e esportivas – mesmo estando mais relacionados com o poder público – também precisam ter atenção na organização, conservação e melhorias contínuas de equipamentos adequados.

Aqui, mais uma vez a população conceitua como normal, e em poucos momentos afirmam que são boas opções.

No que tange o turismo, a grande maioria deseja que a cidade invista em eventos, organize internamente seus atrativos turísticos e busque incrementar novas opções, principalmente nas vocações já existentes e conhecidas por todos.

O turismo religioso é sem dúvida uma frente a ser seguida, como também os eventos de agronegócio, pois ambos contam com forte presença e participação da comunidade local. Não obstante, é preciso elevar o potencial turístico advindo do patrimônio histórico e cultural de Miracema, pois são considerados pela população como uma boa opção a ser apresentada para os visitantes e turistas.

Como a maioria da população não acredita que a cidade esteja preparada para receber visitantes e turistas, o município precisa efetivamente trabalhar internamente, principalmente com os produtos turísticos já existentes. Outro fator que pode apoiar esta tese,é trabalhar alguns projetos de sensibilização, envolvendo ativamente a população, que é parte integrante do destino e neste caso, tida como diferencial, com os moradores considerados ótimos anfitriões.

Ícone da cidade, a Igreja Matriz é a “menina dos olhos” da população, que vê na religiosidade um caminho promissor para o desenvolvimento do turismo. O mirante também é outro atrativo que precisa ser trabalhado, condicionando todo um esforço dos órgãos públicos, seja nas condições, como na acessibilidade.

O turismo é sem dúvidas uma opção a mais para Miracema, incrementando a renda e gerando oportunidade de empregos. É preciso que haja, como já falando anteriormente, um projeto amplo e unificado que externe todo o potencial existente no município e região.

Visitantes e Turistas

- No geral, os visitantes e turistas de Miracema residem bem próximo ao município, e buscam visitá-la em função da religiosidade ou do convívio com parentes e amigos.

A grande maioria retorna à cidade várias vezes ao ano, e obtém aval para avaliar os serviços prestados no destino. Como a maioria viaja com sua família, com pelo menos quatro ou cinco pessoas, as empresas e os atrativos locais precisam estar atentos e oferecer seus produtos e serviços a altura do esperado.

Muitos dos entrevistados elogiam a hospitalidade da população de Miracema, enaltecendo o bem-estar durante sua estadia. De fato, cobram mais opções de lazer, organização dos atrativos turísticos e maior segurança.

Deste modo, o município precisa identificar e mensurar constantemente a demanda turística existente, criando um canal estreito com este público, proporcionando conforto e satisfação no período em que estão presentes na cidade.

Equipamentos Turísticos

- De maneira condensada, uma vez que a interpretação dos dados apresentou o atual cenário das empresas que têm seus negócios nesta categoria, é preciso que haja uma intervenção rápida, em especial das entidades representativas (Associação Comercial, Câmara de Dirigentes Lojistas, Sebrae, entre ouros), pois estes empreendimentos vivenciam um momento difícil, em que a maioria está estagnada ou vem reduzindo sua lucratividade, faturamento e o número de clientes.

Estes fatores, mesmo que internos e isolados afetam gradativamente a econômica local, gerando débitos no mercado de trabalho, nas relações comerciais entre fornecedores e empresas e até mesmo na qualidade final de seus produtos e serviços. É preciso conciliar um trabalho que enlace o destino, o setor empresarial e demais parceiros estratégicos, em que, unidos, trabalharão em prol dos resultados e melhorando as condições do mercado como um todo.

Com as avaliações das pesquisas do estudo, confirmase que o turismo em qualquer município ou região requer um planejamento uniforme e integrado, devendo ser realizado em consonância com a identidade do destino e suas vocações turísticas existentes."

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