quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Governo do Rio cria a primeira floresta estadual

O governador Luiz Fernando Pezão publicou no Diário Oficial desta quinta-feira (14/1) o decreto que cria a Floresta Estadual José Zago - a primeira unidade de conservação deste tipo criada pelo Estado do Rio -, na área hoje denominada Horto Florestal de Trajano de Moraes, no município de Trajano de Moraes, na Região Serrana.

A criação da unidade tem como objetivo aliar o fortalecimento das atividades que já ocorrem no Horto Florestal - conservação da biodiversidade, restauração florestal, produção de mudas, pesquisa científica, educação ambiental e lazer -, a um manejo florestal sustentável planejado, à exploração do potencial da área como unidade produtora de sementes de espécies florestais nativas e ao desenvolvimento do turismo.

A administração da Floresta Estadual José Zago, que abrange uma área aproximada de 29,18 hectares, será realizada pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA). O Plano de Manejo da unidade deverá ser elaborado num prazo de até dois anos.

O nome da Floresta Estadual é uma homenagem ao ex-chefe do Horto, José Zago. Ele começou a trabalhar no local em 1977, assumiu a chefia em 1988 e permaneceu no cargo até se aposentar, em 2008. Durante sua gestão, o Horto sofreu um importante trabalho de reflorestamento, além de várias obras de melhoria que o transformaram num dos mais produtivos do estado.

Imprensa RJ

Nenhum comentário: