terça-feira, 10 de novembro de 2015

Alunos de Itaocara destacam-se no Noroeste Fluminense em aprendizado adequado

Aprendizado adequado na rede municipal de Miracema é destaque

Com base nos resultados da Prova Brasil 2013, o movimento Todos pela Educação calculou, em 2015, a proporção de alunos com aprendizado adequado à sua etapa escolar, da seguinte forma:  na Prova Brasil, o resultado do aluno é apresentado em pontos numa escala (Escala SAEB). Discussões promovidas pelo comitê científico do movimento Todos Pela Educação, composto por diversos especialistas em educação, indicaram qual a pontuação a partir da qual pode-se considerar que o aluno demonstrou o domínio da competência avaliada. Decidiu-se que, de acordo com o número de pontos obtidos na Prova Brasil, os alunos são distribuídos em 4 níveis em uma escala de proficiência: Insuficiente, Básico, Proficiente e Avançado. No QEdu, consideramos que alunos com aprendizado adequado são aqueles que estão nos níveis Proficiente e Avançado.

Esta proporção de alunos com aprendizado adequado dos municípios do Noroeste Fluminense, assim como do Estado do Rio, foram reunidas por etapa escolar na tabela abaixo.

Todas escolas

5º Ano  - Em Português, Itaocara e São José de Ubá são os municípios da região que apresentaram os percentuais mais elevados de aprendizado adequado, 64% cada um, em seguida Santo Antônio de Pádua (59%), Miracema (55%), ...  Em Matemática, Itaocara também apresentou o maior percentual, 58%, em seguida Italva (54%), Santo Antônio de Pádua (53%), ...
No Estado do Rio, os percentuais nesta etapa escolar foram 44%, em Português, e 37%, em Matemática. 

9º Ano - Em Português, novamente Itaocara alcançou o maior percentual, 43%, em seguida Italva (42%), Santo Antônio de Pádua (39%), ... , enquanto em Matemática Cambuci lidera com 40%, em seguida Itaocara, com 36%, Santo Antônio de Pádua, com 25%, ...
No Estado do Rio, os percentuais nesta etapa escolar  foram 26%, em Português, e 13%, em Matemática.

Rede municipal

São José de Ubá lidera em Português no 5º Ano (64%), enquanto Miracema destaca-se no 9º Ano (48%). Em Matemática, Miracema lidera nas duas etapas escolar, com 46% no 5º Ano e 38% no 9º Ano.

Rede estadual

Italva destaca-se em Português do 9º Ano, com 47%, enquanto Cambuci lidera em Matemática, com 40%. No 5º Ano, apenas quatro municípios tem esta etapa escolar, entre eles Itaperuna destaca-se em Português, com 82%, e em Matemática, com 81%.

No Portal QEdu (link aqui) pode-se obter uma variedade de informações, inclusive por escola. 


Um comentário:

Janete disse...

Parabéns aos nossos alunos e professores . Vamos continuar buscando sempre mais vitórias.