terça-feira, 21 de julho de 2015

Aluna de Bom Jesus do Itabapoana conquista medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática

Lais Ayumi, Priscila Peixoto e Hyasmim Picoli. Foto: Marcia Costa
Alunos da rede pública de ensino de todo o País foram premiados, nesta segunda-feira (20), pela edição de 2014 da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).

Mais de 18 milhões de estudantes, de 99,41% dos municípios do País, disputaram as premiações. Do total, 501 conquistaram medalha de ouro, 1,5 mil de prata e 4,5 mil de bronze. Quando a competição começou, em 2005, eram cerca de 10 milhões de estudantes.

Nessa edição, estudantes do Ensino Médio da Secretaria de Educação do RJ conquistaram três medalhas de ouro, 10 de prata e 24 de bronze, em um total de 37 medalhas e 526 menções honrosas.

Foram premiadas com medalha de ouro as jovens Priscila Peixoto Vieira, do Ciep 472 Candido Portinari, em Petrópolis; Lais Ayumi Koshikawa, do Colégio Fagundes Varela, em Rio Claro; e Hyasmim Picoli Boechat, do Colégio Marcilio Dias, em Bom Jesus do Itabapoana

A cerimônia contou com a participação de cerca de 500 estudantes e professores. Docentes e escolas com destaque na Olímpiada também receberam prêmios. Além de medalhas, os alunos que já vêm se destacando nas edições anteriores – hepta, hexas, penta, tetra e tricampeões (6) – foram premiados com tablets e notebooks. Em comemoração aos 10 anos de criação da OBMEP, a organização do programa homenageou com troféus 10 ex-alunos e 10 professores que marcaram a história da Olimpíada.

Os demais premiados desta edição, nas categorias prata e bronze, receberão as medalhas em cerimônias regionais já programadas pela organização do concurso. 
Campeões se dedicam aos estudos 

Priscila Peixoto Vieira, do Ciep 472 Candido Portinari, contou que é a segunda vez que participa e que, na primeira, ganhou menção honrosa. A adolescente de 13 anos, que cursa o 8º ano do Ensino Fundamental, revela que sempre foi incentivada pelos pais a se dedicar aos estudos.

– Meu pai é professor de Matemática e sempre me ajudou muito. É muito bom estar aqui. Espero que todos os meus colegas participem também. Matemática é muito importante, está em tudo – disse a estudante.

Estudante da 1° série do Ensino Médio, Hyasmim Picoli Boechat participou pela quinta vez na premiação. No Ensino Fundamental, conquistou Menção Honrosa e dois bronzes.

– Quero cursar Engenharia de Computação ou ensinar Matemática. Quero agradecer aos meus professores pela dedicação de todos – afirmou Hyasmim.

Lais Ayumi Koshikawa, está no 8º ano do Ensino Fundamental e participou pela segunda vez da OBMEP. Na primeira, ganhou menção honrosa.


 – Fiquei muito feliz em ganhar essa medalha. Vale muito pena estudar, vir aqui, poder saber mais sobre Matemática – contou a jovem.

Com informações do MCTI e Imprensa RJ

Nenhum comentário: