quarta-feira, 4 de junho de 2014

Número de produtores de flores no estado cresce 49% em cinco anos

No Noroeste são 17 produtores distribuídos entre  Santo Antonio de Pádua, Varre-Sai, Bom Jesus do Itabapoana, Miracema, Itaperuna e Porciúncula.

A floricultura vem ganhando espaço na agricultura do Estado do Rio de Janeiro e atraindo novos produtores. Dados divulgados pela Emater-RJ (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio) revelaram que o número de produtores de flores cresceu 49% nos últimos cinco anos, passando de 686 para 1.020.

Além de ocupar as áreas já tradicionais de produção, como os municípios das regiões Serrana e Metropolitana, a atividade está se expandindo para o interior do estado. No Noroeste, as condições climáticas favoreceram o cultivo de orquídeas, plantas ornamentais e flores tropicais. Antes, apenas quatro produtores de Santo Antonio de Pádua e Varre-Sai se dedicavam à floricultura. Hoje este número saltou para 17, distribuídos também nos municípios de Bom Jesus de Itabapoana, Miracema, Itaperuna e Porciúncula.

De acordo com Nazaré Dias, coordenadora do programa Florescer, da Secretaria de Agricultura, o crescimento é resultado dos incentivos de crédito, capacitação e tributação do Governo do Estado, que ajudaram a atrair novos empreendedores, elevando a área de produção em 35%.

- Na Região Metropolitana, o número de produtores passou de 140 para 359. Esses municípios respondem por 80% das plantas ornamentais cultivadas no estado - explicou a coordenadora.

O aumento no número de produtores e novas tecnologias já levaram o Rio de Janeiro ao posto de segundo polo de produção nacional de flores e plantas ornamentais.

Com informações da Imprensa RJ

Nenhum comentário: