quinta-feira, 14 de março de 2013

Só Varre-Sai escapa da epidemia de dengue no Noroeste Fluminense


Tem chovido em Miracema nestes últimos dias. Chuva bem vinda, pois não tem sido muito forte e ajuda a amenizar o calorzão que tem feito, assim como renova a esperança dos trabalhadores do meio rural. O ribeirão Santo Antônio também agradece. Por outro lado, aumenta a proliferação do mosquito transmissor da dengue, além, claro, dos frequentes incômodos provocados pelos cortes de luz que ocorrem durante as chuvas.

A PMM tem agido com o “fumacê” pelas ruas da cidade, mais de uma vez por dia. Também está sendo capinada a vegetação das margens do ribeirão Santo Antônio. Os moradores também devem fazer sua parte para eliminar possíveis criadouros em suas casas, já que o ambiente doméstico concentra 80% dos focos do mosquito Aedes aegypti.

Um município é considerado com epidemia de dengue quando há registro de mais de 300 casos por cem mil habitantes, se há uma curva ascendente de transmissão da doença por no mínimo três semanas consecutivas e se, em determinado período, são registrados números acima do esperado para a localidade. Já são 35 municípios no Estado do Rio que registraram epidemia de dengue, sendo 12 deles localizados no Noroeste Fluminense.

A Secretaria estadual de Saúde implantou 46 centros de hidratação (para aplicação de soro nos infectados) em todo estado. Qualquer pessoa com sintoma de dengue pode procurar as unidades, que contam com poltronas de hidratação e material para a realização de exames de sangue. A hidratação de pacientes com a doença é fundamental para reduzir o risco de agravamento da dengue e, assim, conter possíveis óbitos. No Noroeste Fluminense foi implantado centro de hidratação nos seguintes municípios:

Aperibé - Hospital Municipal Augustinho Jesuald Blanck
Cambuci - Hospital Moacyr Gomes de Azevedo
Italva - Pronto Socorro Municipal
Itaocara - Hospital Municipal de Itaocara
Itaperuna - UPA Cidade Nova
Miracema - Pronto Socorro Municipal
Santo Antônio de Pádua  -Hospital Hélio Montezano

Nenhum comentário: