terça-feira, 18 de setembro de 2012

“Enganado, Surrado e... Contente” no Teatro FIRJAN/SESI de Itaperuna sábado


Peça apresenta triângulo amoroso na Idade Média


O Sistema FIRJAN apresenta nesta sábado, 22 de setembro, às 20h, no Teatro FIRJAN/SESI de Itaperuna, a peça “Enganado, Surrado e... Contente”. As entradas custam R$ 15,00 (Inteira) e R$ 7,50 (Meia — Sócios SESI Clube, estudantes, terceira idade, portadores de necessidades especiais e jovens de até 21 anos).

Enganado... estreou em 1991, nas Arcadas da Casa de Cultura Laura Alvim, arrebatou diversas indicações, o Prêmio Coca-Cola de melhor texto e recebeu o Prêmio de teatro mais importante: o Molière de melhor atriz para Marcia Frederico. O ator Rogério Freitas também foi indicado para o mesmo Prêmio Molière.

Durante 10 anos o espetáculo compôs o repertório da Companhia, tendo se apresentado em Festivais, Universidades e Escolas. Foi, inclusive, adotado por algumas escolas como parte integrante do currículo, por ilustrar de forma tão divertida uma época tão distante. Vale ressaltar algumas escolas tradicionais do Rio de Janeiro que abriram suas portas para o espetáculo: Colégio São Bento, Santa Úrsula, Santo Inácio, Santo Agostinho, Suíço Brasileiro, Sion, Franco Brasileiro, além de Projetos da Secretaria Municipal e Estadual de Cultura.

Boccaccio, ao escrever os cem contos do Decamerão, retratou com muito humor uma sociedade que acreditava ser a mulher filha do diabo, um ser sem alma, incapaz de pensar. Em Enganado, a adaptação de Marcia Frederico enfatiza justamente a capacidade feminina em articular toda a trama com bastante criatividade e astúcia, fazendo crítica ao pensamento vigente. O triângulo amoroso também carrega uma crítica social, uma vez que as duas pontas do triângulo são um nobre e um mercador: o primeiro sentia seu status ameaçado pela nova classe emergente — a dos mercadores, que com o mercantilismo dava início a um novo poder, o econômico.

Malícia, Sensualidade e Humor fazem desta farsa uma deliciosa Farsa Palaciana. Ah sim, com certeza os nobres encomendariam esta peça para achincalhar a figura do mercador que é enganado, surrado e, ainda assim... contente.
______________________
Mais informações
Sistema Firjan – Assessoria de Imprensa
(22) 3824-6500

Nenhum comentário: