sexta-feira, 6 de agosto de 2010

ALGUNS PÁSSAROS AVISTADOS NA ZONA RURAL DE MIRACEMA
Nesta semana avistei estes pássaros na zona rural de Miracema: anu-preto, asa branca, rolinha-rocha, carão, bem-te-vi, gavião-caramujeiro, jaçanã, Maria-faceira e esses dois últimos que não identifiquei ainda (aceito sugestão).
Não encontro mais as famílias de marreco-de-pé-vermelho no habitat que sempre avistava. O motivo foi uma queimada que fizeram próxima dos pequenos lagos que eram habitados por eles.
Nesta época do ano, que a vegetação fica ressecada, é comum ver muitas queimadas na zona rural. Ledo engano de quem pensa que queimada vem a ser um meio barato de recuperação de solo.
Malefícios causados pelas queimadas:
- Degradação Ambiental - A primeira que podemos constatar é a degradação do solo ocasionada pela queima. Ao queimar a palha, o solo com seus nutrientes, água, sais minerais e todas as suas riquezas se ressentem. O solo fica seco, improdutivo e, definitivamente, deteriorado pelo fogo.
- Fuligem - Outro ponto, talvez não tão grave, mas também negativo (substância negra, pulverulenta, produzida pelo fumo dos combustíveis e resultantes da decomposição destes; compõem-se de óleo empireumático, carbono, sais amoniacais e ácido acético que ficam no local e nas suas proximidades. Fazem, pelo menos, muita sujeira.
- Combustão - Na combustão ocorre a liberação de monóxido de carbono que é um gás incolor, inodoro, altamente tóxico (CO). Forma-se na combustão incompleta de carbono ou de seus compostos.
O monóxido de carbono tem uma afinidade pela hemoglobina 200 a 300 vezes maior que o oxigênio. Ele pode matar com rapidez. As vítimas da intoxicação pelo monóxido de carbono apresentam mucosas equimóticas (com manchas hemorrágicas escuras) e de cor difusamente avermelhada. A intoxicação não depende apenas do conteúdo de monóxido de carbono do ar inspirado , mas também do tempo de exposição ao gás. A suscetibilidade individual é variável, sendo maior nas crianças. É perigoso, sobretudo por ser insípido, incolor e em moderadas concentrações inodoro.
As informações sobre os malefícios causados pelas queimadas são do: http://www.uenf.br/uenf/centros/cct/qambiental/q_maleficios.html

4 comentários:

Hélcio Granato Menezes disse...

Identificação dos pássaros:
- penúltima foto: sabiá-do-campo; e
- última foto: casaca-de-couro-da-lama.

Luiz Carlos Martins Pinheiro disse...

Amigo Hélcio

Será que um dia nos presenteará com um martim-pescador.

Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória

Hélcio Granato Menezes disse...

Vou sim Luiz Carlos. Ainda vou pegar de jeito um martim-pescador para fotografar. É uma questão de tempo!

Abraços, Helcio

Luiz Carlos Martins Pinheiro disse...

Amigo Hélcio

Será um presente magnífico para nós.

É uma pesquisa que fazemos desde 1996, tentando estabelecer alguma correlação entre seu nome e Martim, Martin, Martín etc, nomes muito usuais em diversos idiomas, dos quais derivam Martins, Martínez, Martinez etc.

É curioso que os documentários da TV nos brindam com os mais inusitados animais da face da terra, mas quanto ao Martim-Pescador, embora presente em toda parte, sómente umas aparições raras e rápidas, em geral sem nenhuma referência ao mesmo.

Tem muitas e distintas espécias, muito ricas em belos coloridos. Paira no ar como o beija-flor ao mergulho para pescar. Voa em geral só. Muito veloz. É monogamo. Aninha em tocas no alto de barrancos etc. etc.

Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória