sábado, 14 de agosto de 2010

URUBU-DE-CABEÇA-AMARELA, GAVIÃO-CABOCLO E VIUVINHA DE MIRACEMA


No domingo passado, 8, fiz registro destes 3 pássaros em Miracema. O urubu-de-cabeça-amarela é fácil de ser avistado na zona rural, porém difícil de ser flagrado pousado, como o da foto.
Ele tem de comprimento 53 a 65 cm. Ostenta uma envergadura de 1,60m. A coloração do corpo e asas são idênticas ao do urubu-da-mata. À distância, a cabeça parece amarelo clara, quase branca. O juvenil possui a cabeça negra. Também possui olfato apurado e chega rapidamente às carniças, onde, como o urubu-de-cabeça-vermelha, é afastado com a chegada de outras espécies de urubus. O papel das aves comedoras de carniça no ambiente é de uma importância fundamental. A nossos olhos, essa adaptação é repugnante. Graças a elas, no entanto, há uma rápida reciclagem das carcaças e reincorporação ao sistema dos nutrientes. Reduzem ou dificultam o crescimento de bactérias nocivas, ao diminuírem a disponibilidade de tecido animal em decomposição, sendo altíssima sua capacidade de resistência a organismos infecciosos (texto da wikaves).
Este gavião-caboclo há vários dias pousa nas estacas de cerca dos pastos em frente à AABB. Ao passarem por lá, fiquem atentos que, com um pouco de sorte, poderão avistá-lo.
A viuvinha é muito fácil de ser avistada em qualquer parte de Miracema, principalmente onde tem água por perto. Esta foi clicada no ribeirão Santo Antônio.

2 comentários:

larry disse...

caro HELCINHO tens andado sumido da !terrinha",copacabana TEM FEITO SUA CABEÇA!!

ABRAÇOS

Hélcio Granato Menezes disse...

Companheiro Larry,

Tenho dividido meu tempo de aposentado nas duas terras que fizeram minha cabeça: Miracema e Rio. Amo as duas! Em breve estarei por aí pra aqueles passeios rurais. E também pra aquela cervejinja, porque ninguém é de ferro!
Abraços