sábado, 10 de setembro de 2016

Ideb 2015: Miracema é destaque no Noroeste Fluminense na 4ª Série/5º Ano e Italva e Santo Antônio de Pádua na 8ª Série/9º Ano

No estado do RJ, Miracema ficou em 4º lugar

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é um indicador de desempenho da educação brasileira divulgado a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC). O Ideb relaciona duas dimensões: o desempenho dos estudantes em avaliações de larga escala e a taxa aprovação. O desempenho é calculado a partir da Prova Brasil/Saeb, quando os estudantes do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino médio são avaliados em Leitura e Matemática. Os dados de aprovação são verificados a partir do Censo Escolar da educação Básico, realizado anualmente. O Ideb é calculado para escolas e para sistemas de ensino que monitoram o seu desempenho em relação a metas individuais pactuadas com o governo federal. O índice varia de 0 a 10: quanto maior for o desempenho dos alunos e o número de alunos promovidos, maior será o Ideb. 

4ª Série/5º Ano do Ensino Público 

No Noroeste Fluminense, Miracema obteve o maior índice (6.2), ultrapassando a meta em 0.3 pontos e avanço significativo em relação ao último Ideb (2013), de 5.3 para 6.2. Em seguida Santo Antônio de Pádua, com o índice 6.1, também ultrapassando a meta em 0.1 ponto. (continua na Tabela I) 

Apenas estes dois municípios e Bom Jesus do Itabapoana atingiram a meta 2015 na região. Aliás, Santo Antônio de Pádua e Bom Jesus do itabapoana sempre cumpriram a meta, desde quando foram estabelecidas.


8ª Série/9º Ano do Ensino Público 

Italva e Santo Antônio de Pádua obtiveram o maior índice da região (5.2). Em seguida Itaocara, com 5.0. (continua na Tabela II)

Apenas Aperibé atingiu a meta 2015 na região, aliás sempre cumpriu a meta, desde quando foram estabelecidas.


Obs.: o Inep ainda não divulgou o Ideb 2015 do Ensino Médio por município.

Nenhum comentário: