terça-feira, 6 de setembro de 2016

6ª edição do Festival de Chorinho e Sanfona de Rosal, de 8 a 11 de setembro




O SESI Cultural apresenta, de 8 a 11 de setembro, a  6ª edição do Festival de Chorinho e Sanfona de Rosal. Na programação, nomes consagrados da música nacional como Kiko Horta, a dupla Silvério Pontes & Daniela Spielmann e os grupos Academia do Choro e Libertango, que comemora 20 anos, farão apresentações gratuitas. São mais de 15 atrações espalhadas pelo palco principal, o Coreto e as ruas de Rosal.

Além dos concertos e shows, o Festival traz atividades de musicalização para a garotada sobre sanfona e tradições nordestinas, com Marcelo Caldi, e um workshop sobre técnicas de composição e improvisação com Roberto Simões e Dudu Oliveira. Para agitar ainda mais a programação, a tradicional exposição de artesanato e uma praça de alimentação com comidas típica do local movimentam o público.

Distrito de Bom Jesus do Itabapoana, município no Noroeste Fluminense, na divisa com o Espírito Santo, Rosal é uma cidade que ocupa um grande território na história da cultura popular do estado. Uma vez por ano, cerca de seis mil pessoas circulam por suas ruas em busca de conhecer melhor as raízes musicais do choro e da sanfona e as novas gerações.

Mais que proporcionar atrações musicais, o Festival é considerado um importante meio para a movimentação da economia e um estímulo para gerar emprego e renda na comunidade. Olga Acosta, especialista cultural do SESI Rio, acredita que o estímulo e a mobilização da comunidade extrapolam a dimensão econômica e englobam também a cidadã. “A população, os pequenos comércios, serviços públicos e artistas se envolvem em todo o processo. Nesse sentido, o Festival acompanha a lógica da indústria Criativa, ou seja, ele vai além das atividades culturais e incorpora as iniciativas criativas que são desenvolvidas na comunidade”, afirma Olga.

A atuação do Sistema FIRJAN, por intermédio do SESI Cultural, contribui para consolidar o Festival como um dos principais eventos da região.  Realizado em parceria com a Prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana, esta edição confirma o potencial de criatividade e de transformação, com uma programação diversificada e de qualidade.

Histórico do projeto

A ideia de um festival de música era um desejo coletivo da comunidade de Rosal e, em 2009, esta ideia se transformou no primeiro projeto Festival de Chorinho e Sanfona de Rosal. A primeira edição aconteceu efetivamente em 2011, com recursos do município e o apoio de empresas locais.

Em sua segunda e terceira edições (2012 e 2013) permaneceu a mesma forma de realização, porém já era possível perceber a força do evento e a necessidade de um novo formato que viabilizassem um crescimento com qualidade e profissionalismo.

A entrada do SESI Cultural como realizador em 2014, consolidou o Festival de Chorinho e Sanfona de Rosal no calendário de eventos e turismo cultural do interior do estado do Rio de Janeiro, considerando também as regiões da Zona da Mata Mineira e Sul do Espírito Santo. 

SERVIÇO
PROGRAMAÇÃO DO 6º FESTIVAL DE CHORINHO E SANFONA DE ROSAL

08/09, Quinta-feira 
Apresentação arte educativa 
Música, sanfona e tradições nordestinas para crianças e adolescentes, com Marcelo Caldi
Local: Escola Municipal Luiz Tito de AlmeidaEndereço: Av. Francisco Diniz, nº 595 – Rosal 
Carga horária: 1h309h às 10h30 – 8 a 15 anos15h às 16h30 – 3 a 7 anos Entrada franca 
Mais informações: (22) 3832-1121 
Workshop de introdução à teoria musical e improvisação 
Um dia dedicado à teoria musical, compositores de choro e técnicas de composição e improvisação no gênero, com Roberto Simões e Dudu Oliveira 
Local: Lira 14 de Julho 
Carga horária: 6h9h às 17 – A partir de 12 anos  
Mais informações no Teatro SESI Itaperuna tel.: (22) 3811-9246OBS: Recomenda-se conhecimento básico em teoria musical. Entrada franca

09/09, Sexta-feira 
Palco Principal 
19h – Abertura com a Fanfarra Rogério Figueiredo 
20h30 – Dudu Oliveira interpreta Roberto Simões22h30 – Libertango    
Coreto  
21h30 – Lira 14 de Julho

10/09 – Sábado
Palco Principal
15h – Academia do Choro
16h30 – Lira da Esperança
20h30 – Rafael Malmith e Quinteto Varandão
22h30 – Silvério Pontes & Daniela Spielmann
Coreto
16h – Amantes da Arte
21h30 – Jazzintape no Choro
Praça e Ruas
13h – Sanfonada

11/09 – Domingo
Praça e Ruas
12h – Sanfonada
Palco Principal
14h – Orquestra Furiosa Portátil
16h – Taruíra
Coreto
15h – Kiko Horta + 4: Choro de Sanfona

*Atividades simultâneas: exposição de artesanato e praça de alimentação com comida típica local.

Com informações da Assessoria de Imprensa Regional Norte e Noroeste Fluminense, do Sistema Firjan

Nenhum comentário: