terça-feira, 27 de setembro de 2016

Espetáculo “Estamira – Beira do Mundo" no Teatro SESI Itaperuna, nesta quinta-feira

Foto: Luis Alberto Gonçalves
A montagem é uma adaptação do documentário do diretor Marcos Prado e revela a história de uma catadora de lixo do Jardim Gramacho, bairro da Baixada Fluminense, onde funcionou o maior lixão da América Latina. Com uma percepção surpreendente do mundo, Estamira é inspiração da peça e traz a atriz Dani Barros na pele da “Profetisa do Lixão”. 

O espetáculo é o segundo solo da atriz e resultado da parceria com a diretora Beatriz Sayad (ambas atuaram no projeto “Doutores da Alegria” e na peça teatral “Inventário – aquilo que seria esquecido se a gente não contasse”). “Estamira – Beira do Mundo” estreou no Rio de Janeiro em 2011 e, desde então, participou de festivais nacionais e internacionais de teatro e venceu diversos prêmios, entre eles: Questão de Crítica, Shell, APTR e APCA na categoria “Melhor Atriz” (Dani Barros). Foi ganhador também do Funarte Myriam Muniz (2011 e 2012) e do edital Fate 2012. Além disso, figurou na lista de melhores em diversos meios de comunicação, sendo eleita a peça do ano de 2012 pela Veja São Paulo.

Mais do que uma adaptação, a peça é também um depoimento pessoal e artístico, já que fala sobre os que se encontram à margem da sociedade, no meio do lixo, do descaso e que são tratados como restos na maior parte da vida. A voz de Estamira é uma resposta a essa negligência social: o lixão é a representação irônica e trágica da própria condição em que vive a sociedade. 

A apresentação da peça teatral em Itaperuna será no dia 29/09, às 20 h. O Teatro SESI Itaperuna está localizado à Av. Deputado José de Cerqueira Garcia, número 883, bairro Presidente Costa e Silva. Os ingressos já estão à venda nas bilheterias dos teatros, custam R$ 22. Pessoas com mais de 60 anos, estudantes, deficientes físicos e associados ao SESI pagam meia-entrada.

Com informações da Assessoria de Imprensa Regional Norte e Noroeste Fluminense, do Sistema Firjan

Nenhum comentário: