sexta-feira, 15 de julho de 2016

Rio Rural vai investir US$ 233 milhões em 366 microbacias de 72 municípios

Foto: divulgação
Até 2018, o Rio Rural vai investir US$ 233 milhões nas ações de desenvolvimento, em 366 microbacias de 72 municípios. Hoje, mais de 100 práticas sustentáveis são incentivadas.

Os recursos são provenientes de financiamento do Banco Mundial. Em 2015, o Rio Rural foi destaque na COP21, a conferência internacional que mobiliza os países para discutir ações necessárias ao enfrentamento das mudanças climáticas.

O programa Rio Rural, da Secretaria estadual de Agricultura e Pecuária, apoia, desde 2006, os pequenos agricultores para promover o desenvolvimento rural sustentável e participativo nas microbacias hidrográficas, espaços geográficos delimitados pelas redes hídricas (rios, córregos e aquíferos). 



Confira as principais técnicas:

Proteção de nascentes

Permite a regeneração natural das matas, ajudando a captar e a fixar água da chuva. A proteção evita que o gado pisoteie e contamine a área, melhorando a qualidade dos mananciais. A água das nascentes serve para o consumo das famílias e para a agricultura.

Apicultura

A produção de mel e derivados é uma atividade de geração de renda para as famílias rurais. Os insetos ajudam na polinização, contribuindo ainda para a diversificação genética das lavouras e das plantas nativas. Para que a apicultura dê certo, é preciso reduzir o uso de agrotóxicos.

Pastoreio rotacionado

Utilizada em sistemas sustentáveis de produção de leite, a técnica inclui área demarcada por piquetes, onde o produtor desloca os animais diariamente, de modo que permaneçam apenas um dia por mês em cada piquete. Esta tecnologia respeita o tempo de crescimento das gramíneas.
Saneamento básico
O modelo adotado pelo Rio Rural é dimensionado para uma residência com até cinco moradores e reúne três caixas interligadas. Além do baixo custo, a tecnologia é de fácil manutenção, já que exige apenas a adição mensal de mistura de água e esterco bovino fresco.

Rotação de culturas

A rotação de culturas consiste em plantar espécies vegetais diferentes alternadamente, no mesmo terreno. Essa técnica permite que as plantas absorvam os nutrientes do solo de forma diferenciada a cada ciclo, o que diminui o risco de exaustão das terras.

Recuperação de mata ciliar

Mata ciliar é toda vegetação localizada às margens dos rios e córregos e serve de proteção, preservando sua integridade e a biodiversidade. Evita a erosão às margens dos corpos hídricos, diminuindo a velocidade das águas e o risco de assoreamento.

Área de recarga


A retenção da água no solo é fundamental para a saúde dos ecossistemas e também para a produção agropecuária. Ao cair em uma área coberta pela vegetação, a chuva infiltra na terra e reabastece o lençol freático, possibilitando o afloramento de nascentes, provendo água em abundância para quem vive no campo e nas cidades.

Sistema silvipastoril

É a melhor forma de garantir a sustentabilidade e rentabilidade econômica na pecuária, porque integra a criação de animais, agricultura e floresta no mesmo espaço. A sombra das árvores proporciona conforto térmico para os animais, que gastam menos energia e produzem mais leite. Os ganhos ambientais se dão com a retenção de água no solo, que fica mais rico, sem contar a captação de carbono pelas árvores e pelo capim.

Com informações da Imprensa RJ

Nenhum comentário: