segunda-feira, 16 de maio de 2016

No Noroeste Fluminense, a tocha olímpica passará por Itaperuna, Bom Jesus do Itabapoana e Itaocara


A Tocha Olímpica ingressa hoje, pela primeira vez, no Estado do Rio pelas cidades de Itaperuna e Bom Jesus de Itabapoana, no Noroeste Fluminense. O professor de Matemática Raphael Pereira dos Santos será o primeiro servidor estadual a conduzir a chama olímpica em território fluminense. O funcionário público – que participará do revezamento em Bom Jesus de Itabapoana – foi um dos 50 selecionados na campanha Servidores que Valem Ouro. A chama passará, em seguida, por Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo.

No dia 31 de julho a tocha olímpica passará por Itaocara.

Quarenta e três municípios serão contemplados com a passagem do fogo olímpico. Em nove deles, a chama pernoitará: Angra dos Reis, Volta Redonda, Petrópolis, Nova Friburgo, Macaé, Cabo Frio, Niterói, Nova Iguaçu, além da capital. O maior símbolo do evento esportivo chegará definitivamente ao estado por Paraty, no dia 27 de julho.

Nova Iguaçu será o último município a participar do revezamento antes da chegada ao Rio.

Curiosidades

Cada Tocha é produzida com alumínio reciclado e resina. Tem acabamento acetinado e pesa entre 1kg e 1,5kg, medindo 63,5cm quando fechada e 69cm de altura quando aberta.

Foram produzidas cerca de 12 mil unidades para o revezamento. Elas serão levadas por 12 mil condutores. Serão percorridos 20 mil quilômetros por estradas e 10 mil milhas aéreas no trecho ao Norte e Centro-Oeste.

O revezamento dura em média 12 horas diárias, começando às 7h e terminando por volta das 19h, com a cerimônia de acendimento da pira de celebração.

A chegada ao Rio de Janeiro será em 4 de agosto. No dia seguinte, as ruas da cidade olímpica serão palco do revezamento até o Maracanã, para a Cerimônia de Abertura e acendimento da Pira Olímpica.

Com informações da Imprensa RJ 

Nenhum comentário: