segunda-feira, 23 de maio de 2016

Apelo aos praticantes de trilhas de moto em Miracema


Não temos nada contra a prática de trilhas de moto, muito pelo contrário apreciamos muito este emocionante esporte. Mas acontece que, infelizmente, em Miracema tais trilhas vem sendo praticadas em detrimento à conservação do meio ambiente do município.

Vamos aos fatos: estão abrindo trilhas nos poucos fragmentos da Mata Atlântica que restaram no município, para a prática de motocross. Agora, recentemente, abriram inúmeras trilhas na mata do Conde, e, para espanto geral dos ecologistas, nos disseram que tais trilhas foram autorizadas por vereador do Partido Verde, que administra a propriedade rural na qual está localizada a mata. Na Ventania de Baixo, na região da Serra de Flores, também foram abertas diversas trilhas dentro de matas.

Além de tais trilhas deixarem a mata vulnerável, o som dos motores das inúmeras motos dentro das matas provoca os chamados efeitos marginais nos animais silvestres, deixando-os atônitos e desorientados, assim como gera interferência na capacidade daqueles que tem necessidade auditiva para localizar parceiros, comida e para se identificar na região que está, o que, em longo prazo, pode trazer consequências graves para estes animais, inclusive a morte.

Certo da compreensão do grupo de trilheiros de Miracema, solicitamos, então, um apelo para deixarem de utilizar as trilhas dentro de matas.

Solicitamos, também, a inestimável ajuda da Secretaria do Meio Ambiente de Miracema para interferir junto aos referidos motociclistas, no sentido de conscientização da preservação ambiental do município. 

Obs.: por identificar um grupo específico de praticantes de trilhas de moto em Miracema, enquanto existe vários, a foto ilustrativa foi substituída em 17/06/2016.

4 comentários:

Unknown disse...

O povo se incomoda com o tudo nessa cidade ,por isso há progresso na cidade,ninguém pode fazer nada nessa cidade ,tudo é motivo de emcomodo,se lhes encomodam que as pessoas façam trilhas de moto,ou muitos motivos bovos que já aconteceram nessa merda de cidade ,ou mudem de cidade ,ou se matem quem sabe no céu encontrem a paz que tanto querem !!!!

Hélcio Granato Menezes disse...

Tenho certeza que a mentalidade da maioria dos motociclistas de trilhas de Miracema não é igual a da pessoa que fez o comentário acima, que demonstra total desprezo pela preservação do meio ambiente. Lamentável que ele pense desta forma.

Anônimo disse...

O Pior que invadem propriedades particulares, quebram cerca de arame, porteiras e etc. Enquanto o proprietário preserva esses ditos motoqueiros destroem o que é dos outros.

Rachel disse...

PARABÉNSSSSSSSSSSSSSSSS, Hélcio!
NÃO TENHO NADA CONTRA OS TRILHEIROS TAMBÉM, mas no meio das matas, não, por favor!
Vamos deixar de invadir a " casa - NATUREZA " dos nossos emocinonantes ANIMAIS!
Abraços, PAZ E BEM! Continue defendendo nosso Meio ambiente e conte comigo!
Rachel Bruno