As escolas do Noroeste Fluminense
das redes públicas municipal e estadual perderam alunos na comparação das matrículas de 2012 com as de 2015. Na
pré-escola do ensino infantil o recuo foi -12.67%; no ensino fundamental anos
iniciais foram -16,13% e nos anos finais -10,57%; no ensino médio foi -4,14%; e
no EJA fundamental foi -52% e médio -18,42%.
Enquanto nas creches as matrículas aumentaram 20,67%. Conforme a Tabela I, Laje do Muriaé teve o maior aumento (182,14%), em seguida Italva (118,97%), Miracema (81,23%), Cambuci (73,40%), Itaocara (60,15%), ...
Enquanto nas creches as matrículas aumentaram 20,67%. Conforme a Tabela I, Laje do Muriaé teve o maior aumento (182,14%), em seguida Italva (118,97%), Miracema (81,23%), Cambuci (73,40%), Itaocara (60,15%), ...
Na pré-escola do ensino infantil (Tabela
I) houve aumento em cinco municípios, sendo o maior em São José de Ubá (18,18%)
e nos demais variaram entre 2,19% e 10,17%. No outros oito municípios o recuo
variou entre -6,74% e -39,98%, tendo em Miracema a maior queda.
No ensino fundamental anos iniciais (Tabela II) houve recuo em todos os municípios, com variação entre -8,26% e -21,63%, tendo em Aperibé a maior queda. Nos anos finais, apenas em Itaocara houve um pequeno aumento de menos de 1%, enquanto nos demais municípios a queda variou entre -3,71% e -23,61%, tendo em São José de Ubá o maior recuo.
No ensino médio (Tabela III), apenas
em Itaperuna e Varre-Sai que houveram pequenos aumentos, respectivamente, 1,71%
e 0,33%, enquanto nos demais municípios o recuo variou entre -1,22% e -14,11%,
tendo em Natividade a maior queda.
No EJA presencial (Tabela IV)
fundamental houve queda expressiva para quase todos os municípios. Apenas em Laje do Muriaé e São José de Ubá que
foram registrados aumentos, mas em turma de alunos pequena no segundo e por não
ter alunos em 2012 no primeiro. No EJA presencial médio houve aumento para seis
municípios e redução para os demais, que variou entre -17,14% e -56,25%, tendo
em Varre-Sai a maior redução.
Atualizado às 20:00 h para informar que as escolas são das redes públicas municipal e estadual.
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