quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

As receitas de Santo Antônio de Pádua, Quissamã, Silva Jardim e Miracema para enfrentar a crise econômica

Em seminário promovido pelo O Globo em Macaé nesta segunda-feira, 31/10, os prefeitos Josias Quintal, de Santo Antônio de Pádua, Nilton Pinto, de Quissamã, Anderson Alexandre, de Silva Jardim, e Juedyr Orsay, de Miracema, deram suas receitas para enfrentar a crise econômica. 

Santo Antônio de Pádua 
O prefeito Josias Quintal busca parcerias com o governo do Estado e União; emendas parlamentares; fomento dos polos de pedras ornamentais e de fabricação de papel, assim como o comércio interno e a indústria, com a construção de um segundo distrito industrial, que o prefeito diz que vai gerar 650 empregos. Em parceria com o governo do Estado, o município recebeu um Centro de Vocação Tecnológica (CVT) para qualificar trabalhadores na produção de pedras ornamentais, uma das principais vocações econômicas de Pádua. 

Quissamã 
Com uma perda de R$ 63 milhões nos repasses de royalties de petróleo neste ano, o prefeito Nilton Pinto está preparando uma reforma para reduzir os gastos administrativos, que prevê corte da metade das secretarias.  Para fomentar a economia local, a prefeitura vem promovendo cursos de qualificação profissional em parceria com o Sistema S (SENAI, SESC, SESI, SEBRAE e outros) para estimular o empreendedorismo, assim como tem criado eventos para dinamizar a economia, como a recente feira de gastronomia típica e uma feira de artesanato. Para fomentar o fluxo de renda no comércio da pequena cidade de 22 mil habitantes, a prefeitura prioriza o pagamento dos servidores em dia. 

Silva Jardim 
Já o prefeito de Silva Jardim, Anderson Alexandre criou o programa Tarifa Zero, que se tornou referência na região. O programa conta com uma frota de 10 ônibus totalmente equipados como ar condicionado, TV, rampa de acessibilidade, para o transporte gratuito dentro do município. Com o transporte gratuito, os moradores deixaram de comprar em cidades vizinhas para consumir no comércio de Silva Jardim, além de fazerem circular na cidade a economia mensal feita com o valor da passagem. 

Miracema 
Em Miracema, o prefeito Juedyr Orsay promoveu corte de 30% nos gastos da prefeitura e busca receber tributos municipais atrasados, assim como afirma que transformou todos os servidores em concursados. Ele aposta na Pecuária para alcançar o desenvolvimento econômico regional. Segundo o prefeito, em fevereiro será inaugurado um frigorífico em Miracema que pretende abater seis mil cabeças de gado e nove mil suínos, por ano. Este empreendimento vai gerar 600 empregos diretos no município, assim como vai atrair novos investimentos privados.

Com informações do O Globo de 2.12.2015 e outras fontes

Um comentário:

Hélcio Granato Menezes disse...

Transcrição de comentários feitos no Facebook:

Luiz Henrique Leal:
Gostaria de retificar a reportagem do jornal "O Globo" onde se lê abate de animais "ao ano" na verdade é "ao mês" e na geração de 600 (seiscentos) empregos é no frigorífico e laticínio e não somente no frigorífico.

Hélcio Granato Menezes:
Luiz Henrique Leal, considerando que o mês tem 22 dias úteis, então serão quase 700 animais abatidos por dia. Tem certeza que os números são estes?

Luiz Henrique Leal:
A previsão é de 200 bovinos e 300 suinos/dia. O frigorífico trabalha em escala e é de segunda a sábado. Gostaria de lembrar também que tem três etapas, abate, desossa e embutidos. Estou à disposição para qualquer dúvida. Tentei fazer o comentário no seu blog e não consegui. Parabéns por estar sempre atento para o Noroeste Fluminense.

Luiz Henrique Leal:
Aproveito a oportunidade para convida-lo, quando estiver em Miracema, leva-lo para conhecer as obras deste frigorífico e das demais empresas que estão se instalando em Miracema.