terça-feira, 28 de maio de 2013

Hemocentro de Campos recebe em cinco meses quantidade de doações que abastece apenas um mês

Hospitais atendidos pelo órgão precisam implantar agências transfusionais

O Hemocentro de Campos dos Goytacazes está com o estoque praticamente vazio. O motivo é o número de doadores diários que não chega à metade do necessário para abastecer 16 cidades do Noroeste Fluminense. O órgão recebeu, nos cinco primeiros meses deste ano, 2.400 doações de sangue, quantidade que abastece a região apenas um único mês.

Segundo a direção do hemocentro, o número poderia ser maior se os hospitais que dependem de sangue estivessem captando doadores. A captação seria realizada pelas chamadas agências transfusionais. Um acordo determina que todas as unidades de saúde que fazem mais de 60 transfusões por mês devem possuir o serviço. Além de conseguir doadores, as agências também armazenariam sangue, o que agilizaria o atendimento.

Em Campos, os hospitais que deveriam ter o serviço ainda não implantaram a agência. Das 16 cidades atendidas pelo hemocentro de Campos, apenas três possuem agências transfusionais: Natividade, Miracema e Santo Antônio de Pádua.

No Brasil, é recomendável que 3,5% da população doe sangue mas, segundo pesquisas, menos da metade pratica o ato de solidariedade.

Com informações do G1

Um comentário:

Anônimo disse...

Isso porque são muito restritos os locais para se doar sangue.Em todo norte do Estado do RIO SÓ TEM UM HEMOCENTRO. Se existissem mais, com certeza haveria mais doações.