quarta-feira, 8 de maio de 2013

FIRJAN promove palestra sobre projeto que prevê uniformização de alíquotas interestaduais do ICMS

Palestra foi ministrada por Priscila Cavalcante Mosa, analista jurídica da Divisão Tributária do Sistema FIRJAN

Itaperuna, 8 de maio de 2013

O Sistema FIRJAN promoveu, na noite desta terça-feira (7), na sede da FIRJAN Noroeste, uma palestra no intuito de apresentar o projeto de resolução do Senado nº 01/2013, que estabelece a uniformização das alíquotas interestaduais do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A palestra foi ministrada pela analista jurídica da Divisão Tributária do Sistema FIRJAN, Priscila Cavalcante Mosa. Além do presidente da FIRJAN Noroeste, Antônio Boechat, empresários da região, de diferentes segmentos, estiveram presentes no evento.

Na ocasião, a palestrante informou que o projeto, cujo relator é o senador Delcídio Amaral (PT-MS), ainda está em tramitação e prevê que a uniformização de uma alíquota interestadual única de 4% do tributo aconteça progressivamente, até o ano de 2021. Hoje, a alíquota do estado do Rio de Janeiro para operações interestaduais é de 7% para o Espírito Santo e estados do Norte e Nordeste. Para os demais estados do país, é de 12%.

De acordo com a analista jurídica da Divisão Tributária do Sistema FIRJAN, o projeto de resolução não trata somente da uniformização da alíquota. “Existem outros precedentes necessários para que o projeto venha a vigorar. Um deles determina que é preciso um convênio do Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária), que faça com que as alíquotas que anteriormente eram reduzidas dando benefício aos estados sejam uniformizadas, ou seja, haja um acordo de todos os estados para estabelecer como serão tratadas essas alíquotas de incentivo”, explica. Além disso, Priscila ressalta que o projeto prevê a criação de Fundo de Desenvolvimento Regional (FDR) para compensar as perdas estaduais, sobretudo no Norte e Nordeste, com a redução de alíquota de ICMS.

Ainda segundo Priscila Cavalcante Mosa, é importante que os empresários do estado do Rio de Janeiro opinem acerca do projeto de resolução, de maneira que o Sistema FIRJAN possa tentar agir junto ao Senado para que haja modificações antes de uma possível aprovação.
______________________
Mais informações
Sistema Firjan – Assessoria de Imprensa
(22) 3824-6500
Twitter: @sistemafirjan

Assesssoria de Comunicação da FIRJAN

Nenhum comentário: