sábado, 8 de dezembro de 2012

Avaliação 2011 do MEC dos Cursos e Instituições de Ensino Superior do Noroeste Fluminense


Curso de Biologia da Faculdade Redentor recebe conceito máximo do MEC

O MEC divulgou na quinta-feira passada, 6, os conceitos do Índice Geral de Cursos (IGC) referentes ao ciclo de avaliações entre 2008 e 2011 de 2.136 universidades, faculdades e centros universitários, e os resultados dos Conceitos Preliminares de Curso (CPC) de 4.403 instituições, que incluem a nota do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes.

O cálculo do IGC inclui a média ponderada dos CPC e os conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), responsável por avaliar os programas de pós-graduação das instituições. Os conceitos dos IGP e CPC varia entre 1 e 5 e o MEC considera insuficiente qualquer conceito abaixo de 3.

O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um índice que avalia os cursos das instituições de ensino superior.

O Índice Geral de Cursos (IGC), indicador das instituições, é o resultado da média trienal ponderada do CPC.

O CPC é calculado a partir de três áreas:
  • Desempenho dos estudantes;
  • Infraestrutura e organização didático-pedagógica; e
  • Professores .
A composição do CPC tem três pesos: 55% da nota corresponde ao desempenho dos estudantes concluintes do curso no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), 30% equivale à titulação dos professores e ao seu regime laboral, e 15% da nota é composta dos índices de infra-estrutura e organização didático-pedagógica da instituição.

Em 2011, os cursos avaliados pela MEC foram das áreas de ciências exatas, licenciaturas e áreas afins, além dos cursos do eixo tecnológico.

No IGC 2011, três instituições de ensino superior do Noroeste fluminense foram avaliadas:
  • Faculdade Redentor, em Itaperuna, que recebeu a pontuação 239,88 (conceito 3), o que a colocou em 39º lugar no ranking do Estado do Rio , que teve 110 instituições avaliadas;
  • Faculdades Integradas Padre Humberto (FIPH), em Itaperuna, que teve a pontuação 180,54 (conceito 2), (80ª colocação no ranking do ERJ); e
  • Faculdade Santo Antônio de Pádua (FASAP), com a pontuação 172,81 (conceito 2), (84ª posição no ranking do ERJ)..
No CPC 2011, foram 12 cursos na região que tiveram avaliação do MEC. Onze dos cursos são de instituições privadas. Apenas o curso Matemática (Licenciatura), da Universidade Federal Fluminense, em Santo Antônio de Pádua, que não é de instituição privada.

A Faculdade Redentor, de Itaperuna, teve o melhor curso da região, Biologia (Bacharelado) recebeu o conceito máximo (5), e recebeu conceito 4 nos cursos Computação (Sistemas de Informação) e Engenharia Civil, juntamente com o curso Educação Física (Licenciatura) do Instituto Superior de Educação do Município de Itaperuna (ISEMI). 

As duas tabelas abaixo exibem, além dos conceitos CPC atribuídos aos 12 cursos citados, indicadores como Enade, Enem, Infraestrutura, Organização pedagógica, Regime (integral e parcial), etc: 


Fonte: Inep/MEC

Nenhum comentário: