domingo, 19 de agosto de 2012

CAMBUCI E PORCIÚNCULA FORAM NOTÍCIAS NA GRANDE IMPRENSA HOJE

O Globo publicou hoje duas matérias relacionadas aos dois municípios do Noroeste fluminense. Sobre Cambuci, mostrou as razões que levaram duas escolas estaduais daquele município ao pódio no ranking do Estado do Rio e do Brasil, no Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (Ideb 2011). A Waldemiro Pitta e a Oscar Batista, localizadas, respectivamente, nos distritos Monte Verde e São João do Paraíso, conquistaram, respectivamente, o primeiro e segundo lugares no estado e tiveram a segunda e terceira maiores notas de todo país no segmento de últimos anos do Ideb, superando colégios tradicionais do Rio de Janeiro como o Pedro II, o Aplicação UFRJ e o Militar.

A fórmula para o sucesso é que as comunidades fizeram o dever de casa: com diálogo, envolveram família, profissionais de ensino e alunos num esforço transformador da vida dos moradores. Leia a matéria completa do jornal aqui.

Parabéns para Cambuci! Desde postagem relativa ao Ideb 2009 que o blog vem enfatizando, inclusive nos comentários desta postagem, da necessidade dos demais municípios da região se espelharem neste brilhante exemplo dado pelas escolas de Cambuci.

Porciúncula

Infelizmente, a notícia relacionada à Porciúncula não é tão boa quanto a de Cambuci. Em Porciúncula a matéria mostra o sofrimento do povo daquele município que precisa enfrentar doloridas horas de viajem a capital do estado em busca de tratamento médico. Evidentemente que tal sofrimento não deve se restringir somente a população de Porciúncula, muitos outros municípios do estado também devem passar por esta dolorosa viajem em busca de tratamento médico. Leia a matéria completa aqui.

Nenhum comentário: