segunda-feira, 23 de abril de 2012


DIA NACIONAL DO CHORO


Hoje é o Dia Nacional do Choro. A data foi instituída no ano 2000, em homenagem ao aniversário de Alfredo da Rocha Viana, o Pixinguinha, compositor, instrumentista, maestro e um dos grandes nomes da música brasileira. Autor de clássicos como Carinhoso, Lamentos e Um a Zero, Pixinguinha foi um dos responsáveis, na primeira metade do século 20, pela consolidação do choro como gênero musical, brasileiríssimo e carioca.

Em Miracema, o Choro encontra-se muito bem representado pelo conjunto “Academia do Choro”, formado pelos músicos: Carlinhos Moreira (Bandolim e Flauta), Jadinho do Sereno ( Cavaquinho), Lilito (Violão), Batista (Violão 7 Cordas) e Pixula (Pandeiro).

Criado em 2007 o grupo “Academia do Choro” é um dos poucos grupos musicais do gênero no Noroeste fluminense.

Além de tocar os grandes nomes do choro como Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Chiquinha Gonzaga, Waldir Azevedo, Ernesto Nazareth entre outros, o grupo se destaca por incluir no seu repertório composições próprias.

Comandado pelo Professor, compositor, multi-instrumentista e arranjador Carlinhos Moreira, o grupo vem fazendo shows pela região divulgando o “Choro”, primeira música urbana genuinamente brasileira.

Nenhum comentário: