domingo, 24 de outubro de 2010

UMA LUZ NO FINAL DO TÚNEL DO NOROESTE FLUMINENSE
A luz no final do túnel do Noroeste Fluminense aponta que o conservadorismo vem dando lugar para a razão. Desde sua existência, a política na nossa região vem sendo pautada pelo voto conservador em detrimento da constitutiva desigualdade escravocrata e renegação da classe originária da abolição da escravatura. Ainda hoje, tem muita gente que condena o Bolsa Família, não consegue ver no Programa nada além de esmola. Já escutei da ala mais conservadora da nossa cidade, que, felizmente, hoje em dia está reduzida a bem poucos, argumentos absurdos, como “agora que eles não vão trabalhar mais mesmo, serão vagabundos remunerados pelo governo” ou “sou contra dar o peixe, tem é de ensinar a pescar”, etc.

Porciúncula e Miracema despontam como principais protagonistas desse rompimento, pois foram os municípios na região onde os votos dados para a candidata Dilma no primeiro turno mais se aproximaram dos votos recebidos pela candidata em âmbito nacional. Foram mais de 45% dos votos válidos nesses municípios, enquanto no país Dilma recebeu 47%. Em Italva, Laje do Muriaé e Cambuci, também, prevaleceram os votos dados pelos seus eleitores na candidata Dilma, embora com menos expressão do que em Miracema e Porciúncula.

Nos outros oito municípios do NOF, que detém a maioria dos eleitores (74%), prevaleceram o voto conservador habitual da região. O candidato Serra, que representa uma coligação conservadora e privatista de direita, foi o mais votado.

Nenhum comentário: