sexta-feira, 5 de junho de 2020

Dia Mundial do Meio Ambiente – reflexões sobre a sobrevivência dos mananciais hídricos em Miracema

Triângulos RVS da Ventania e APA Miracema. Imagem: SOS Mata Atlântica
No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado hoje (05/06), temos que celebrar e refletir sobre o que estamos fazendo em relação à sustentabilidade e para que a harmonia entre o desenvolvimento socioeconômico e a conservação da natureza deixe de ser mera utopia.

Atitudes individuais e coletivas, como o consumo consciente no dia a dia e a exigência, pela população, do cumprimento das leis por órgãos governamentais em todos os níveis são fundamentais.

Ótimo dia para reflexões sobre a sobrevivência dos mananciais hídricos em Miracema, haja vista a seca severa que o município enfrenta em anos de chuva escassa.

Miracema tem 10% do território só de matas que necessitam ser preservadas ou mesmo ampliadas, pois das quais dependem os fluxos dos mananciais de águas. As áreas de cobertura vegetal nativa que ainda restam prestam serviços ambientais importantes, como a proteção de mananciais hídricos, a contenção de encostas, a temperatura do solo e a regulação do clima, já que regiões arborizadas podem reduzir a temperatura em até 2º C, além de manter o ar mais limpo. Estudos mostram que a copa das árvores intercepta cerca de 20% da água das chuvas. Sem elas as enchentes e desmoronamentos seriam mais destrutivos.

No entanto, levantamento realizado por SOS Mata Atlântica e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) demonstra que tem havido decremento dos restantes fragmentos acima de três hectares de remanescentes da Mata Atlântica no município, que no período 2013 – 2018 foi de 137 hectares, conforme o gráfico ao lado.

Um dos fatores que pode estar contribuindo para o decremento da vegetação nativa é o aumento do rebanho bovino no município, que conta hoje em dia com menos de um hectare de pastagem por cabeça e tendência deste espaço ser cada vez menor (link para estudo aqui).

A Prefeitura Municipal pode desempenhar papel importante para conter tais decrementos de vegetação nativa, sendo um deles investimento na orientação de técnicas de manejo visando melhor reaproveitamento das pastagens existentes aos pecuaristas, principalmente os pequenos, assim como tem trabalhado na preservação das nascentes com orientações de plantação de mata ciliar e proteção com cerca para evitar pisoteamento pelo gado.

Nenhum comentário: