terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Miracema e Carnaval

O processo de aniquilamento da maior expressão cultural de Miracema iniciou com o temor da população diante de tiros entre facções criminosas em locais antes inimagináveis que virariam cenário de guerra como a principal praça da cidade.

Depois surgiu um gestor público que resolveu modificar o local de desfile das agremiações, tirando o desfile de sua passarela tradicional e gastando horrores de recursos públicos para o nível de finanças municipais de cidade pequena, na montagem de estrutura para receber o desfile.

Mais tarde, novo gestor tomou a decisão radical de não realizar mais o carnaval por três anos consecutivos, alegando dívidas enormes deixadas por gestões anteriores, a violência que imperava na cidade e a falta de apoio de contingente de policiais necessário para garantir a segurança do evento.

Diante deste cenário, um grupo de resistência em favor da realização da festa foi criado para tomar frente do processo de realização do evento neste ano de 2020. Para isso, fundaram uma liga independente a qual denominaram de Lifaca (Liga Carnavalesca e de Eventos Zé Faca), cujo presidente Adalberto Caveare, demais membros da diretoria e colaboradores vem envidando esforços para a realização do Carnaval 2020 em Miracema.

Neste ínterim, nosso gestor público sinaliza a realização do carnaval neste ano, que coincidentemente vem a ser ano de eleições municipais, e prestigia a criação de nova liga carnavalesca no município, a Alesblomir (Liga das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Miracema). Em matéria no Jornal Dois Estados o presidente desta liga José Carlos Gonçalves da Cruz juntamente com o assessor de comunicação Harley Oliveira afirmaram que vão resgatar os antigos carnavais de Miracema. (link para a matéria do Dois Estados: http://www.doisestados.com.br/ver_noticia.php?n=2678)

Bom, já estamos a 17 dias do carnaval e não tenho visto nenhuma notícia ou movimentação sobre o acontecimento do evento em Miracema. Portanto, se alguém tiver alguma notícia favor pronunciar-se para que possamos nos programar com antecedência para o carnaval em Miracema ou em outra cidade.

2 comentários:

Hélcio Granato Menezes disse...

Insistem na diluição da festa em vários pontos do município. Só pode ser para evitar grandes concentrações e facilitar o controle, mas perde no brilhantismo da festa. E assim vai se concretizando a profecia do mestre Zé Faca, que há anos previu o sepultamento do carnaval em Miracema. https://www.facebook.com/prefeituramunicipalmiracema/videos/172538104170479/?t=8

Unknown disse...

Alesblomir está sendo criada exatamente para resgatar os antigos carnavais estamos empenhados a trabalhar para que 2021 possamos está preparados para tanto esperamos contar com apoio de toda sociedade acredito que será um processo lento em função dos últimos episódios criou se uma cultura do medo nos cabe trabalhar em parceria com os governantes resgatando a confiança da população visto que que o carnaval é um evento que todos são beneficiados dos comerciantes ão vendedores ambulantes.