sexta-feira, 25 de setembro de 2015

CMN reabre prazo para agricultores familiares quitarem débitos

Mariana Branco - Repórter da Agência Brasil 

O Conselho Monetário Nacional (CMN) decidiu hoje (24) reabrir o prazo para agricultores familiares que queiram liquidar operações de crédito rural contratadas no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O prazo, que estava encerrado desde 30 de junho de 2014, ficará aberto até 30 de dezembro deste ano.

Quem optar pela liquidação poderá ter abatimento de 70% sobre o saldo devedor atualizado. Anteriormente, o desconto era de 80%. Segundo o secretário-adjunto de Política Econômica do Ministério da Fazenda, João Rabelo Júnior, o objetivo da reabertura do prazo é atingir um número maior de produtores e atender a uma demanda do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

A medida abrange produtores dos grupos A e A/C do Pronaf. O primeiro engloba agricultores familiares assentados pelo Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA) ou beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) que não tenham contratado operação de investimento do Programa de Crédito Especial para Reforma Agrária (Procera) ou que ainda não contrataram o limite de operações de investimento no Pronaf.

O grupo A/C inclui agricultores que contrataram a primeira operação no grupo A e não contrataram operação de custeio.

A liquidação do saldo devedor com abatimento foi autorizada pela primeira vez no fim de dezembro de 2013, por meio da resolução 4.298 do CMN.

4 comentários:

Rachel disse...

Hélcio, eu assisti a mais de 2 Reuniões com AGRICULTORES FAMILIARES E AUTORIDADES, inclusive uma com a presença do Senador LINDEBERG FARIAS, Chefe do MDA, outros DEPUTADOS, Presidente da CÂMARA DE VEREADORES DE MIRACEMA, outros PREFEITOS DA REGIÃO, SECRETÁRIOS E PRODUTORES RURAIS, onde ouvi, várias vezes a frase, dita pelos representantes do GOVERNO que o DINHEIRO DOS PROJETOS PARA A AGRICULTURA FAMILIAR " É A FUNDO PERDIDO "!!!

Levantei o braço e pedi para falar, quando pedi que não mais falassem esta frase, já que é uma maneira bem " inconsequente " de " não envolvimento do AGRICULTOR FAMILIAR com o dinheiro NOSSO, CONTRIBUINTES VIA IMENSOS E INCONTÁVEIS IMPOSTOS ", justamente para " ALAVANCAR AS FAMÍLIAS COM ESTES PROJETOS, a fim de NÃO MAIS FICAREM DEPENDENTES DO GOVERNO, com BOLSA-FAMÍLIA etc... e VIVEREM DIGNAMENTE DAÍ PARA A FRENTE; já que os PROJETOS SÃO BANCADOS PELO DINHEIRO PÚBLICO POR DOIS ANOS!!!

Repetiram e na saída, chamei até o PREFEITO DE TRAJANO DE MORAIS e pedi que NÃO MAIS USASSE ESTA FRASE, por favor!

É UM TIRO NO PÉ, dadopelo próprio GOVERNO E SEUS INTERLOCUTORES!!

Abraços, bom final de semana,
Rachel Bruno

Hélcio Granato Menezes disse...

Raquel,
Políticos usam os termos que melhor lhes convém, mas nos caso do empréstimo em questão os contratos não usam este termo.
Não entendi o "tiro no pé". Sabemos das dificuldades dos agricultores familiares para cumprirem com suas obrigações financeiras, mas nem por isso empréstimos deveria ser negado.
Abs

Rachel disse...

Hélcio, o " tiro no pé " a que me refiro é sobre o Governo criar um Projeto que beneficiaria muitos AGRICULTORES FAMILIARES, proporcionando a eles 2 anos de acompanhamento TÉCNICO mais todo o material para sua PRODUÇÃO, que poderia levar estas pessoas a terem VIDA própria daí para a frente, renda que atenderia à sua Família com seu TRABALHO e todo o APRENDIZADO oferecido de graça pelo próprio Governo, mas os políticos e muitos técnicos discursarem que é um dinheiro " a fundo perdido ", não estimulando com que estes Agricultores não mais dependessem do Governo e sim continuassem esperando mais recursos, pois se é " fundo perdido ", pela cabeça das pessoas, NÃO PRECISA DE NENHUM COMPROMETIMENTO SEU PARA SAIR DA INÉRCIA E/OU DIFICULDADE FINANCEIRA PARA PRODUZIR, largando a dependência do dinheiro " fácil " que o governo ( na realidade nosso, contribuintes de tantos Impostos! ) teria que continuar lhes doando " ad eternum "... Sem necessidade de COMPROMETIMENTO COM O DINHEIRO E TUDO O MAIS QUE RECEBEU PARA TER SUA INDEPENDÊCNIA CONQUISTADA!

Estou muito cansada, passando mal, cheguei do médico agora e não sei se deu para vc entender... Desculpe-me!

Abraços e seu BLOG continua trazendo muitas informações, Parabéns, PAZ E BEM! ótimo final de semana prolongado,
Rachel Bruno

P.S.: Sugiro uma pesquisa sobre água, meio ambiente, licenças e desrespeito à LEI QUE PROTEGE O MEIO AMBIENTE em todo nosso Município de Miracema ( CRIMES AMBIENTAIS ). Gostaria que fosse à minha propriedade ver como está minha antiga imensa REPRESA e o ecossistema ( frango d'água, ererê ou irerê, marrequinhos etc.... por CRIME AMBIENTAL e após 5 anos de LUTA INCANSÁVEL MINHA, nada ainda foi feito para reverter a situação ). Sem comprometimento seu com ninguém, somente com a verdade dos fatos, o que pode ter ocorrido, o que podemos fazer ainda... já que é também um AMANTE DA NATUREZA E SEU ECOSSISTEMA! Viaja muito pela redndeza e nos premia com fotos fantástcas!

Hélcio Granato Menezes disse...

Entendi, Raquel.
Abs