sexta-feira, 5 de abril de 2013

Sorteio de projetos do Rio Rural mobiliza o Noroeste Fluminense


Agricultores de São José de Ubá, Miracema, Itaocara, Santo Antônio de Pádua e Cambuci participam dos sorteios

Os agricultores beneficiados pelo programa Rio Rural estão cada vez mais motivados com a ampliação do rol de práticas sustentáveis incentivadas pela ação da Secretaria de Agricultura. Na microbacia Córrego de Ubá, em São José de Ubá, no Noroeste Fluminense, mais de 80 produtores participaram do sorteio que definiu a ordem de implantação dos projetos.

Foram sorteados onze projetos grupais, sendo cinco tanques de resfriamento de leite, dois microtratores, dois projetos para aquisição de matéria-prima e equipamentos de artesanato, um botijão de sêmen e uma junta de boi. Além destes, 60 agricultores foram beneficiados com subprojetos individuais em práticas diversificadas.

A reunião na microbacia demonstrou o maior legado construído pelo programa: a mobilização e organização das comunidades rurais. Para o assessor técnico do Rio Rural, Luiz Alberto Figueiredo dos Santos, a união dos produtores é o que impulsiona a localidade.

- Temos aqui muitos subprojetos grupais e um deles fortalece a Associação dos Produtores da Vila Mangueira, Serrinha e Cruz da Moça com a aquisição de um microtrator. Além disso, a ampliação do rol de subprojetos incentivados promove a diversificação de práticas agrícolas - explicou Luiz Alberto.

Entre os 102 projetos individuais que serão implantados, incluem-se estufas para produção de mudas, ordenhadeira mecânica, sistemas de irrigação, biofertilizantes, aquisição de mudas e implantação de cultivos consorciados. Há, ainda, 18 novos projetos para proteção de nascentes. Supervisora local da Emater-Rio e executora do Rio Rural na microbacia, Norma Lúcia dos Santos aproveitou a reunião e sorteou mudas doadas para os agricultores.

Novo ânimo para produtores de Miracema

Os produtores da microbacia Baixo Ribeirão Santo Antônio, em Miracema, se reuniram no Sindicato Rural de Miracema, para o sorteio que definiu a ordem dos 24 beneficiários de projetos individuais e um projeto grupal para aquisição de microtrator. Para o técnico da Emater-Rio, Rodrigo de Souza Torquato, a organização da comunidade, promovida pelo Rio Rural através da formação dos comitês gestores de microbacias (Cogem), já está fazendo a diferença.

- O Cogem é a primeira forma de organização que eles conhecem. Com apoio do Rio Rural, os produtores estão pensando em reativar a associação local - disse o técnico.

Em busca de qualidade de vida, a produtora Fábia Cristina Félix Silva saiu da cidade grande e foi viver na comunidade. Há 4 anos ela comprou o sítio Floresta e começou a interagir e trocar experiências com os vizinhos.

- Através da Emater pude conhecer outros agricultores que buscam a melhoria das condições de trabalho no campo. E o Rio Rural é uma grande oportunidade para aumentarmos a produtividade e preservarmos o ambiente - afirmou Fábia, eleita representante do Cogem pelos demais produtores do Baixo Santo Antônio.

Participação dos produtores garante a transparência

Na microbacia Ribeirão das Areias, em Itaocara, cerca de 120 pessoas, entre agricultores e familiares, participaram do sorteio. Nesta comunidade, o Rio Rural atenderá 64 beneficiários, que foram agrupados em sete lotes. Entre os projetos que serão implantados destacam-se 49 sistemas de irrigação, para otimizar a produção de legumes e verduras, uma vez que a olericultura é a principal atividade da região.

No Noroeste, também houve sorteio em Santo Antônio de Pádua, nas microbacias Córrego dos Ourives e Cabiúna. Em Cambuci, o sorteio deverá acontecer na primeira quinzena de abril. As reuniões são públicas, conduzidas pelos técnicos executores do Rio Rural e acompanhadas pelos agricultores. A lista final contendo o nome dos beneficiários e dos subprojetos por eles escolhidos é aprovada pelo Comitê Gestor da Microbacia (Cogem), ao final dos sorteios.

Imprensa RJ

Nenhum comentário: