terça-feira, 13 de março de 2012

Rio Rural promove saneamento no campo em Natividade


Construção de 429 fossas sépticas evitará o lançamento de dejetos no ambiente

O secretário de Agricultura, Christino Áureo, e o prefeito de Natividade, Taninho, assinaram nesta segunda-feira (12/03) convênio para a implantação de saneamento em propriedades familiares em comunidades rurais do município, atendidas pelo programa Rio Rural.

Executado em parceria com as prefeituras, o projeto que prevê a construção de 5.300 fossas sépticas em municípios do Norte e Noroeste fluminense, com recursos de R$ 6,9 milhões do Banco Mundial, vai transformar a realidade sócio ambiental dessas comunidades.

- Em Natividade, serão construídas 429 fossas sépticas. Sabemos que em locais mais isolados na zona rural não há como fazer rede de tratamento de esgoto. Toda a água que vem das microbacias acaba chegando nas cidades, por isso o seu tratamento é fundamental - afirmou Christino Áureo.

Com a implantação das fossas, os dejetos não serão mais lançados diretamente no ambiente, evitando a contaminação de rios, córregos, lagos, nascentes ou mesmo da superfície do solo das microbacias hidrográficas, prevenindo doenças, verminoses e endemias.

Na avaliação do prefeito Taninho, será um ganho fantástico para o produtor rural.

- A questão do saneamento na área rural é um problema que vem se arrastando há muito tempo e o convênio com a Secretaria de Agricultura, através do Rio Rural, representa um avanço muito importante - disse o prefeito, lembrando que o município já recebeu material para a construção das 50 primeiras fossas.

Nesta primeira etapa, estão sendo implantadas 1.202 fossas em Natividade, Porciúncula, Varre Sai e Cambuci. Além disso, o programa vai construir estações de tratamento em localidades que tenham entre mil e cinco mil habitantes, com recursos do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam).

Fonte: Imprensa RJ

Nenhum comentário: