sexta-feira, 16 de março de 2012

PRODUTOR DE LEITE EM ITAOCARA MELHORA QUALIDADE DO REBANHO


Rio Genética realiza nascimento por Inseminação Artificial em Tempo Fixo - IATF

Na última semana, nasceu no sítio Pacatuba, em Itaocara, Noroeste Fluminense, uma bezerra Girolando, filha de touro holandês da mais expressiva linhagem leiteira mundial, a partir da IATF. De propriedade de Gilde Fernandes Pinto, a bezerra vai dar sequência ao melhoramento do plantel, aumentar a produção e valorização dos animais da propriedade.

Gilde Fernandes, satisfeito com o aumento de sua produção e a possibilidade de dar sequência ao melhoramento dos animais de seu rebanho, aguarda o nascimento em breve de mais 11 bezerros em sua propriedade resultantes da IATF. “Vários produtores vizinhos tem vindo conhecer os animais e saber sobre a técnica” afirmou ele, que entrega sua produção para a cooperativa agropecuária de Macuco

A parceria da Secretaria de Agricultura, através do Programa Rio Genética, com o Sescoop/RJ (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Rio de Janeiro), para melhoramento do rebanho através da Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) começa a apresentar seus primeiros resultados.

- O acesso a essa biotecnologia, anteriormente onerosa e inacessível para o pequeno produtor, permitirá a difusão da inseminação artificial com consequentes ganhos para os produtores e a pecuária leiteira fluminense - afirmou o secretário de Agricultura, Christino Áureo.

Ainda de acordo com ele, a secretaria pretende ampliar e continuar disponibilizando essa tecnologia para todo o estado. A inseminação artificial ainda é a maior aliada no melhoramento animal.

Na avaliação do veterinário José Carlos de Souza Júnior, responsável pelas realizações das IATFs no município de Itaocara, esses primeiros resultados já provocam uma mudança de paradigma entre os pequenos produtores, muitos dos quais desconheciam a tecnologia.

- A desconfiança pela novidade vem sendo substituída pelo aumento do interesse em também acessar o método para melhorar o rebanho. Vários produtores estão buscando o escritório local da Emater-Rio, para solicitar sua inclusão no programa - disse ele.

A parceria da Agricultura com o Sescoop/RJ prevê a realização de 2,4 mil IATFs. Ao Rio Genética cabe o fornecimento do sêmen, protocolo hormonal e botijão criogênico. Já o Sescoop se responsabiliza pelo pagamento dos médicos veterinários participantes do projeto.

Inicialmente foram atendidos os produtores cooperados que adquiriram animais através das feiras do programa. Agora, a biotecnologia está sendo disponibilizada a todos os associados de cooperativas agropecuárias.

Com a ampliação do rebanho para 50 vacas Girolando de qualidade, o produtor Gilde Fernandes estima alcançar 400 litros diários das vacas em lactação. A propriedade tocada por ele, o filho e mais um amigo, produz atualmente 160 litros por dia, pois muitas das vacas estão fora do período ideal para produção de leite.

A melhoria da qualidade do rebanho do sítio Pacatuba teve início no ano passado com a compra de novilhas nas Feira do Rio Genética em Santo Antônio de Pádua, Cordeiro e Macuco. Nestes eventos, Gilde adquiriu 20 animais Girolando, com financiamento do programa, num total de R$ 70 mil.

A IATF possibilita a programação prévia da data para a realização da inseminação artificial otimizando o método. O crescimento da utilização da tecnologia foi responsável por mais do que dobrar o número de vacas inseminadas no Brasil, nos últimos dez anos.

Com informações da Imprensa RJ

Nenhum comentário: