quinta-feira, 17 de março de 2011

SECRETARIA DE SAÚDE DO RJ REGISTRA EPIDEMIA DE DENGUE EM QUATRO CIDADES

- Bom Jesus do Itabapoama - 2.447,4 casos por 100 mil habitantes ;
- Cantagalo - 1.321,5 casos por 100 mil habitantes;
- Santo Antonio de Pádua - 1.158,5 casos por100 mil habitantes; e
- Magé - 599,6 casos por 100 mil habitantes.

A taxa de incidência estadual é muito aquém destas dos municípios afetados: 126 casos por 100 mil habitantes.

Para avaliar quadro de epidemia, são considerados o número de casos notificados, a série histórica de casos notificados e se a curva de incidência se sustenta ao longo do tempo.

As fortes chuvas que costumam cair nos meses de verão são propícias para causar dispersão de inúmeros focos da dengue. Apesar disso, é nos meses de março e abril que o cuidado para evitar a proliferação do mosquito ‘aedes aegypti’ (transmissor da doença) deve ser dobrado.

Justamente por essa razão, muitas cidades do Estado do Rio de Janeiro estão em alerta por causa da possibilidade de epidemia.

É recomendável que as pessoas vistoriem a residência uma vez por semana. É preciso confirmar se não há nenhuma calha entupida, se não existem objetos espalhados pelo quintal , como tampinhas de refrigerantes, garrafas pet, pneus e vasos de plantas que acumulem água da chuva. Caixas d'água devem estar bem vedadas e os vasos sanitários com pouco uso precisam ficar tampados. É preciso que cada um faça sua parte.

A permissão de entrada nas residências dos agentes de programas de combate a dengue é de suma importância nestes meses de verão.

Nenhum comentário: