sexta-feira, 18 de março de 2011

JAVALIS DE PORCIÚNCULA
A secretária de Meio Ambiente de Porciúncula, Maria de Lourdes Alves de Souza, relata que javalis estão acabando com as plantações no município. Os proprietários fazem armadilhas, mas não conseguem controlar a proliferação. Para piorar, os javalis estão se misturando com porcos comuns resultando numa espécie bastante agressiva , os “javaporcos” – disse ela.

Como o abate de javali no Brasil não é autorizado pelo IBAMA, a população do bicho tende a crescer muito, estima-se que a cada 6 meses a população de javali dobra, devido a alta taxa de reprodução.

O javali (Sus scrofa), invasor de origem europeia, já atacou pessoas e causou danos a plantações no Brasil. Além disso, pode ser hospedeiro de doenças, colocando em risco espécies nativas.

O abate do javali começa a ser defendido como solução para um problema que já tira o sono de ambientalistas do Rio. Em alerta enviado à Secretaria estadual do Ambiente, o engenheiro agrônomo Rafael Salerno, coordenador de um grupo de trabalho sobre o tema em Minas Gerais, ressalta a necessidade de uma ação imediata para controlar a proliferação destes mamíferos em unidades de conservação fluminenses.

Rafael Salerno ressalta que a discussão está inserida em um terreno bastante polêmico, por se tratar de um animal bem quisto aos olhos da maioria — e de alto valor comercial —, ao contrário de outros invasores, como ratazanas e caramujos africanos.

— Não posso ser contra a garantia de sobrevivência dos pequenos produtores. Mas estamos diante de um sério problema, que poderá se agravar se nenhuma atitude for tomada. O javali é considerado uma das 100 piores espécies invasoras — afirma o estudioso, em referência à lista do Invasive Species Specialist Group (ISSG).

Os javalis estão sem predadores, devido a baixa população de onças.

Nenhum comentário: