quarta-feira, 16 de março de 2011

MDS CITA IMPLANTAÇÃO DA PRÁTICA “BOLSA ATIVA” PELA SMAS DE MIRACEMA
No Boletim nº 27, de janeiro de 2011, do Informe Controle Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (cujo conteúdo pode ser visto aqui), é citado que A Secretaria Municipal de Assistência Social de Miracema implantou a prática “Bolsa Ativa”, atuando de forma intersetorial, mobilizando e articulando uma grande rede de entidades públicas, privadas, do terceiro setor e da sociedade civil.

Segundo o citado Informe, a prática trabalha com a perspectiva de um planejamento participativo onde todas as instâncias envolvidas no PBF colaboram com seu gerenciamento de forma articulada e responsável.

São propostas várias ações de mobilização no decorrer do ano para a melhoria da gestão do Programa, como a “Primeira Jornada de Informações Sociais”, que reuniu diferentes setores do governo (Saúde, Assistência Social, Agricultura, Obras e Transporte, Planejamento e Educação), Conselhos Municipais, a Federação da Associação de Moradores, ONGs e grupos de serviços e beneficiários do Programa. O evento teve como foco a qualificação das equipes que diariamente mantinham contato direto com os beneficiários do PBF, para que se tornassem multiplicadores, visando a eficiência e a eficácia na gestão.

Outra ação foi o “Portas Abertas”, que se constituiu de oficinas temáticas com a oferta de cursos de artesanato, desenvolvidas durante o ano, a fim de gerar ocupação e renda às famílias.

Foi instituído ainda o Dia Municipal do Bolsa Família, comemorado todo dia 28 de março.

É o momento em que os agentes executores do Programa se reúnem com as famílias para divulgar os objetivos, as ações, a estrutura e a repercussão do PBF, como também as práticas de gestão no município.

A prática do município de Miracema está registrada no Observatório de Boas Práticas na Gestão do PBF, um espaço que tem por finalidade identificar, reunir e divulgar as boas práticas na gestão do PBF, desenvolvidas nos estados e nos municípios.

Parabéns para a Secretaria Municipal de Assistência Social de Miracema.

Nenhum comentário: