sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Campos é o município que mais ganhou participação no PIB nacional em 2008
Rio de Janeiro - O município fluminense de Campos dos Goytacazes foi o que apresentou maior ganho de participação percentual do Produto Interno Bruto (PIB) do país em 2008, entre aqueles que contribuíam com pelo menos 0,5% do PIB nacional. De 2007 a 2008, a participação de Campos aumentou de 0,8% para 1,0% de toda a riqueza gerada no país.

Com a economia baseada na produção de petróleo e gás natural, a cidade foi beneficiada pelo aumento na extração somado à alta no preço do barril de petróleo. Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o barril do tipo Brent ficou 36,6% mais caro entre os dois anos.

A constatação é da pesquisa PIB dos Municípios 2008, divulgada hoje (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com a coordenadora do levantamento, Sheila Zani, os maiores ganhos foram observados em cidades cuja economia está ligada à produção agrícola e à extração mineral.

“O ano de 2008 foi muito bom para esses municípios porque os preços de algumas commodities agrícolas, como a soja e o milho, e minerais estavam bastante elevados. Por outro lado, aqueles que dependiam do petróleo, por exemplo, como matéria-prima bruta, foram prejudicados porque o produto entrava para eles muito caro”, explicou.

O município de Santos (SP), que abriga o maior porto do país, também foi beneficiado pela alta dos preços das commodities. A cidade aparece em terceiro lugar, atrás de Brasília (DF), que, com perfil diferenciado do restante dos municípios, foi beneficiada pelos reajustes salariais. A contribuição de Santos para o PIB nacional passou de 0,7% para 0,8% de 2007 para 2008.

“Santos ganhou por ser um importante porto. As exportações não ganharam em volume naquele ano, mas em valores por causa dos preços dos produtos exportados [commodities] que estavam em alta”, acrescentou.

O levantamento também aponta os municípios que, embora não estejam entre os líderes em contribuição para o PIB nacional, subiram de posição, puxados pelos preços das commodities agrícolas e minerais. Entre eles, Sambaíba (MA), cidade produtora de soja, que pulou da 3.983ª posição para a 2.106ª entre 2007 e 2008. Em seguida, aparecem Catas Altas (MG), produtora de minério de ferro, e Morro da Garça (MG), de carvão mineral.

As informações são da Agência Brasil – repórter Thais Leitão, edição Juliana Andrade

Nenhum comentário: