quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

APROVADO MODELO DE PARTILHA DO PRÉ-SAL E FUNDO SOCIAL
Por 204 votos a favor, 66 contra e duas abstenções, o governo consegue aprovação na Câmara dos Deputados de marco regulatório que inclui novo modelo de exploração e Fundo Social (que financiará projetos e programas em áreas como educação e saúde), mas é derrotado na polêmica questão dos royalties.

O projeto agora segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que terá que arcar com o peso político de vetar a fórmula de rateio do dinheiro obtido com a compensação financeira (royalty) devida pelas empresas que exploram petróleo no País.

O relator da proposta na Câmara, deputado Antônio Palocci (ex-ministro e futuro ministro-chefe da Casa Civil do governo Dilma Rousseff ) reconheceu a necessidade de mudar as atuais regras de divisão dos recursos, que concentram boa parte do dinheiro nas mãos do Rio e do Espírito Santo. Mas ponderou que um novo mecanismo de divisão dessa receita não poderia punir os Estados produtores, muito menos a União. Os apelos do relator foram em vão.

A tabela abaixo mostra a perda que cada município do Noroeste Fluminense vai ter com a nova regra de distribuição dos royalties, segundo cálculos da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que podem ser acessados aqui.

Um comentário:

Luiz Carlos Martins Pinheiro disse...

Amigo Hélcio

Assistimos a vergonhosa reunião da Camara Federal que espoliou o RJ e ES, com uma ridícula defeza destes dois estandos durante e após a mesma.

Circulamos um realto a respeito que lhe mandamos com informações concretas a respeto e não com este mero papo-furado.

Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.