sábado, 17 de julho de 2010

PRINCIPAIS INVESTIMENTOS DA REGIÃO NOROESTE*
Usina de Itaocara - Light
Um dos investimentos do Noroeste Fluminense compreende a construção da hidrelétrica de Itaocara, com capacidade instalada de 195 MW, no Rio Paraíba do Sul, entre os municípios de Itaocara e Aperibé.
O investimento previsto é da ordem de 740 milhões de reais, sendo que 616 milhões de reais deverão ser gastos entre 2010-2012, realizados pela Light.
Além das inversões para construção da central, a Light deverá despender anualmente 1 milhão de reais para o Estado e os dois municípios locais, como “royalties” como compensação pelas áreas a serem alagadas, durante 35 anos. A Companhia terá de arcar também com os custos de desapropriação das terras inundadas.
Com a hidrelétrica de Itaocara funcionando, a Light aumentará sua capacidade total de
geração para 833MW. A nova usina deve reduzir o porcentual de falhas no sistema, além de garantir mais agilidade no restabelecimento do fornecimento de energia, em caso de interrupção. (Carro, 2001).

Projetos de Desenvolvimento Social do Governo Federal
Dentre as propostas do Governo para a Região Noroeste estão o Rio Florestal, buscando a recuperação de áreas degradadas e o Fomento de Plantação a Seringueiras, o Projeto Látex, que serão apresentados posteriormente no Relatório. (Ver postagem logo acima desta)

Godiva Alimentos, GODAM
Em 2009, foi assinado, em São José de Ubá, o projeto de implantação da unidade industrial da GODIVA Alimentos Ltda., proprietária da marca GODAM. A empresa irá produzir leite longa vida UHT Integral e UHT desnatado.
O projeto será financiado pela INVESTE-RIO, com recursos do FREMF (Fundo de Recuperação Econômica dos Municípios Fluminenses) com investimentos estimados em 14 milhões de reais, gerando inicialmente cerca de 70 empregos diretos e 1.500 indiretos.
A proposta foi desenvolvida através da parceria com a FIRJAN Noroeste, que ficou responsável pela elaboração técnica e acompanhamento junto a INVESTE-RIO e a Prefeitura de São José de Ubá, que disponibilizou o terreno para a instalação da empresa.

*extraído do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro – Volume 3, elaborado pela SEPLAG. O Plano completo pode ser acessado aqui.

Nenhum comentário: