domingo, 4 de julho de 2010

O CARÃO MIRACEMENSE
Tenho observado um casal de carão que estão sempre na mesma área. Hoje, descobri o principal motivo de os carões estarem sempre por lá: vi um filhote que já está voando e acompanhando o pai ou a mãe. Talvez haja mais filhotes. Ainda não consegui foto do filhote. Tanto os pais quanto o filhote estão muito ariscos; não permitem minha presença próxima, como antes os adultos deixavam. A foto que consegui de um dos adultos está muito distante. Detalhes sobre o carão, ver wikiaves (aqui).

Não é o caso do casal de gavião-carijó que também estou observando: estão sempre na mesma área e não voam imediatamente com a minha presença. Se não forem perturbados, com certeza vão continuar por lá. Não é a família que vive no trecho do ribeirão em frente ao Forum, não. O gavião-carijó é um excelente pescador de tilápia (pequena, é claro). Mais detalhes, ver wikiaves (aqui).

Acompanho ainda uma família de marreco-do-pé-vermelho. Os de bico mais claro são os machos do grupo. Estão em fase de se habituarem com a minha presença, mas já está dando para tirar fotos melhores. Mais detalhes, ver no wikiaves (aqui).

Por incrível que pareça, a tilápia, com a prova de resistência à poluição que tem dado, se tornou a principal fonte de alimentação de pássaros aquáticos que vivem no ribeirão Santo Antônio. Até pássaros que antes não haviam no ribeirão, estão perfeitamente adaptados e procriando. Então, viva a tilápia!

4 comentários:

larry disse...

Caro Helcinho:
Ainda bem que as tilápias estão sobrevivendo a poluição do ribeirão, assim podemos admirar pássaros em suas margens...ou então seria o caos.
Abraços.

Hélcio Granato Menezes disse...

Isso mesmo, Larry. Viva a tilápia!
Abraços

frederico disse...

Oi Hélcio,
Que beleza!Sinto enorme prazer na leitura do blog.
Tô aprendendo pra canário...mais um pouco e viro ornitólogo.
Imaginava que tinha pouca coisa, não esta riqueza toda.
Cadê os anuns?
Um abraço
Frederico

Hélcio Granato Menezes disse...

Ô Frederico!
Que prazer enorme em vê-lo por aqui!
Os anus-pretos voltaram! Até os galegos (aqueles grandões), embora estes não sejam fáceis de ver. Mas os comuns têm muitos. Vou publicar um post com os anus-pretos para vc ver. Os anus-brancos, nunca deixaram Miracema. Também continuam em grande volume em Miracema.
Abraços, Hélcio