sábado, 27 de fevereiro de 2010



A INVASÃO URBANA DOS GARIBALDIS


Todos os dias numerosos bandos de garibaldis (angelaius ruficapillus) invadem o espaço urbano de Miracema, se misturando no verão das andorinhas e causando reboliço nos dormitórios dos pardais. A quantidade deles é muito numerosa, mesmo. Por que será que eles estão adotando esta prática, antes nunca vista a não ser na zona rural. Será o calor intenso que vem fazendo?

Os habitats naturais do garibaldi (ave passeriforme da família Icteridae) são as paisagens úmidas, banhados e brejos. Ele também é conhecido por dó-re-mi e pássaro do arroz. São aves fortemente associadas à água e pode se tornar praga agrícola, especialmente em áreas de arroz alagado. Sua alimentação baseia-se em frutas, sementes e pequenos insetos, tendo apreciação por arroz com casca. Seu canto é agradável e melodioso. É um dos sons mais típicos dos brejos e banhados brasileiros; consiste em assobios que lembram o da graúna, seguidos de um trinado muito intenso, característico da espécie. Seu tamanho médio: 17,5 cm.

O show aéreo dos garibaldis pode ser visto diariamente, a partir das 18 h. Um bom lugar para observar a revoada dos garibaldis é nas árvores do terreno situado na esquina das ruas João Rosa Damasceno com a Clério Portes Mendes, e nas árvores adjacentes.

A foto do flagrante na revoada dos garibaldis, a seguir, foi feita hoje de um quintal na rua Direita:


Pesquisa: http://www.clubesano.com.br/garibaldi.htm e http://www.wikiaves.com.br/garibaldi

A primeira foto acima é ilustrativa.

Nenhum comentário: