domingo, 4 de agosto de 2019

Casal de lontras vira atração nas pontes sobre o Ribeirão Santo Antônio no centro de Miracema

Foto feita por Hélcio Granato Menezes, em 04/08/2019

A cerca de dois meses atrás me falaram da presença de lontras no trecho do Ribeirão que corta a cidade. Várias pessoas já as observaram das pontes. Como tem uma ponte em frente de onde moro, hoje resolvi aguarda-las já que é domingo e o movimento de pedestres diminui. Como elas se movimentam pelo ribeirão de manhã cedo em busca de alimentação, não tive que esperar muito não. Enquanto conversava com um vizinho as vi se aproximando de longe pelas ondas que provocavam na água.

Foto: Helcio G. Menezes, em 01/05/21 (foto introduzida na postagem em 19/11/21).

O Ribeirão Santo Antônio foi invadido por tilápias a algum tempo atrás, provavelmente fugidas de criadouros, que, apesar da poluição, se reproduziram bastante. Nesta época de seca, a vazão do Ribeirão diminui e facilita a caça das lontras às tilápias.

Foto: Helcio G. Menezes, em 19/11/21. Obs.: é posível observar também as tilápias se aquecendo
ao sol nas margens do ribeirão (foto introduzida na postagem na data da foto)

A lontra longicaudis (família Mustelidae) foi categorizada como Vulnerável (VU) A3+4cde na Mata Atlântica devido a sua dependência de cursos d’água e matas ciliares que já foram extremamente degradadas, e cuja qualidade e extensão serão afetadas pelas mudanças no Código Florestal. Embora esteja presente em áreas relativamente degradadas, a espécie é suscetível à extinção regional. Na Mata Atlântica nordestina, por exemplo, onde existem poucos registros da espécie restritos aos manguezais, existe previsão do desaparecimento local da espécie na região nos próximos 50 anos. Além do declínio populacional decorrente das perdas da capacidade de suporte do ambiente, devido à redução de habitat, a espécie é ameaçada também pela caça por retaliação e por atropelamentos. Tudo isso leva a prever um declínio populacional de pelo menos 30% nos próximos 20 anos neste bioma (ICMBio: Avaliação do risco de extinção da Lontra neotropical - Lontra longicaudis (Olfers, 1818) no Brasil - Lívia de Almeida Rodrigues, Caroline Leuchtenberger, Carlos Benhur Kasper, Oldemar Carvalho Junior & Vania Carolina Fonseca da Silva - 2013).

Obs.: tem mais fotos da lontra na página do blog “Fauna observada na natureza em Miracema

Um comentário:

Hélcio Granato Menezes disse...

Excelente artigo do prof. Savio Freire Bruno sobre a lontra: https://animalbusiness.com.br/colunas/animais-silvestres/lontra-neotropical-lontra-longicaudis/?fbclid=IwAR0A2yXTQJHqtfKUG70tAMVXV0FdXJdvO0whUTv3wswcU-t4QQpLeufg1M8